terça-feira, 28 de julho de 2015

Tamar comemora V mês da Cultura Popular em Ubatuba

Resgatando e incentivando a cultura popular da região, o TAMAR também comemora 35 anos de resultados positivos na conservação das tartarugas marinhas.
Em 2015, o Projeto TAMAR celebra 35 anos e preparou uma programação especial para comemorar a sua quinta edição do Mês da Cultura Popular em Ubatuba/SP, com filmes, curtas-metragens, apresentações de dança, música e muito mais. Realizado em parceria com o Silo Cultural de Paraty, o evento resgata e incentiva as manifestações artísticas e culturais da região.

No sábado, dia 01 de agosto, a programação tem início com a soltura de tartarugas marinhas na Praia do Itaguá, em frente à Praça da Baleia, às 16:00. À noite, a partir das 20:00h, no espaço cultural do Centro de Visitantes, recebe a apresentação de Moraes Moreira e Davi Moraes.

Dia 07, a Cia. DançanteAto de Paraty apresenta o espetáculo de dança “De Porto e Alma”, às 20h. Tendo como ponto de partida as escolhas difíceis que o ser humano faz ao longo da vida, a performance une a poesia à dança.

O sábado do dia 08 reúne três apresentações musicais que trazem repertórios da cultural regional do Litoral Norte e Vale do Paraíba. A partir das 19h, o Grupo Concertada abre a noite com canções da cultura regional e popular. Em seguida, a apresentação da “Dança da Fita” do Itaguá resgatam uma tradição que teve origem nos primeiros colonizadores do sul do Brasil. Fechando a noite, a banda feminina “Sianinhas” de São Luís do Paraitinga traz um repertório animado e contagiante.
O sábado do dia 15 será de grandes representantes da cultura caiçara da região. A partir das 20h, o espaço cultural do TAMAR recebe a Congada de São Benedito, sob a orientação do Mestre Dito Fernandes, caiçara da comunidade do Puruba que trouxe esta manifestação cultural para Ubatuba. Fechando a noite, o Fandango Ubatubano apresenta músicas da cultura caiçara.

Nos dias 20 e 21, o TAMAR recebe atividades de Vivência e Roda de Capoeira do Festival N’Ação Capoeiras, com a presença de grandes mestres e capoeiristas do Brasil e outros países, a partir das 18h.

Fechando a programação do mês, no dia 22 de agosto, a partir das 20h, o espaço cultural do TAMAR recebe a apresentação musical de Luís Perequê e Dani Lasalvia. Músico de Paraty, Luís Perequê é representante da cultura caiçara e criador do “Defeso Cultural”, que visa preservar as manifestações artísticas e culturais da região. Dani Lasalvia é cantora, compositora, multi-instrumentista, programadora visual, produtora e animadora cultural brasileira, que desenvolve um trabalho de resgate e valorização da cultura popular.

O V Mês da Cultura Popular do Tamar conta com o apoio cultural da Mar e Serra Turismo e Viagens, do Restaurante Perequim e do Grão Culinária Integral, com a produção local de Tita nas Nuvens Produtora.

Criado há 35 anos, o Projeto TAMAR é uma cooperação entre o Centro Tamar/ICMBio e a Fundação Pró-TAMAR. Tem o patrocínio oficial da PETROBRAS, através do programa PETROBRAS Socioambiental e atua em nove estados brasileiros onde recebe diversos apoios locais. Em Ubatuba, recebe o apoio da Arcor do Brasil e da Prefeitura Municipal de Ubatuba. Todos os recursos captados são revertidos integralmente para as atividades de conservação das tartarugas marinhas.

0 comentários: