quarta-feira, 3 de junho de 2015

Caraguá elege delegados e fecha proposta para a conferência estadual do idoso

A 1ª Conferência Municipal do Idoso na última sexta (29/5/2015), realizada no Centro Universitário Módulo, em Caraguá, discutiu o tema “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de todas as Idades”. Das 47 propostas desenvolvidas no decorrer das quatro pré-conferências, 14 foram votadas e encaminhadas à Conferência Estadual do Idoso, que será em setembro, em Águas de Lindóia. Outras 14 estarão presentes em plenária na Conferência Nacional, em Brasília, no mês de dezembro.
Neste encontro foram abordados quatro eixos: Gestão, Financiamento, Participação e Sistema Nacional de Direitos Humanos para melhoria da política nacional do idoso.

Durante a Conferência Municipal foram eleitos quatro delegados: três titulares e dois suplentes, representantes da Sociedade Civil; e um membro do Governo Municipal, titular e suplente, que estará nas duas conferências.

O prefeito Antonio Carlos ressaltou que o município teve grande avanço nas políticas públicas para a pessoa idosa, com a implantação da secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, em dezembro de 2011. Ressaltou ainda que 25% do montante arrecadado na Zona Azul são revertidos para políticas ao idoso.

“Vamos inaugurar o Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), no bairro Jardim Jaqueira. Também estamos reformando o Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI Estrela do Mar), no Cidade Jardim, e desenvolvendo o Plano de Mobilidade Urbana. Caraguá vai ficar muito melhor até o final do mandato”, afirmou o prefeito.

A secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Ivy Monteiro Malerba, disse que a conferência é um momento importante para a população exercer a democracia e se apropriar do contexto das políticas públicas nas esferas municipal, estadual e federal. De acordo com a secretária, a conferência foi um grande marco para a população idosa, por ser a primeira, e propiciou a oportunidade do idoso ser protagonista e construir conjuntamente políticas públicas, que vão ao encontro de suas reais necessidades.

A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Maria Aparecida Waack, disse que enfrentar a velhice não é fácil e que os governos não fazem nada sozinhos. “A conferência é uma oportunidade de expormos nossas ideias e lutarmos para que sejam implantadas”, afirmou.

Delegados - Os eleitos como delegados representantes da Sociedade Civil foram Walter Antonio e Silva; do Centro de Convivência da Terceira Idade  Estrela do Mar e do Conselho Municipal do Idoso; Glória Leontina Borges Louro – Centro do Professorado Paulista/Conselho Municipal do Idoso de Caraguatatuba; João Rocha , do CCTI Estrela do Mar. Os suplentes são Benedito Aparecido da Silva, do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência; e Célia de Nóbrega Lamelza, do Conselho Municipal da Condição Feminina de Caraguatatuba.

A eleita delegada representante do Governo Municipal foi Renata Shiraishi Rego, e a suplente, Mariana Leal Briani Giorgi, ambas da secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso.

0 comentários: