Professora Nicole (segunda da esquerda para a direita) com colegas na Austrália |
Desde
o início de 2013, a professora Nicole de Castro Pereira, docente da área de
Edificações do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Câmpus Caraguatatuba,
realiza sua pesquisa de doutoramento na Curtin University, localizada em Perth,
no oeste da Austrália.
Graduada
em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em
Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília, ela está agora vinculada
à School of Built Environment, Department of Architecture and Interior
Architecture da Curtin University, realizando estudos na sua área de atuação.
Essa jornada de quatro anos se iniciou com o objetivo de trazer para o IFSP
conhecimentos de tecnologias ainda iniciantes no Brasil.
Sob
a orientação do Professor Sambit Datta, sua pesquisa é realizada no CODELAB
(Computational Desgin Laboratory) e objetiva o desenvolvimento de uma
metodologia de projeto denominada Means-oriented design, que propõe o “super
uso” de materiais na Arquitetura. De maneira geral, o intuito é estabelecer uma
forma de posicionar o material como primeiro item a ser pensado no processo de
projeto arquitetônico e construção, de forma a estender o ciclo de vida de
materiais que muitas vezes são descartados.
Ferramentas
digitais de ponta para visualização, projeto e fabricação são consideradas em
todos os estágios, possibilitando maior variedade e qualidade de soluções
possíveis. Um vídeo da Curtin University sobre a experiência da professora pode
ser assistido no link: https://www.youtube.com/watch?v=04yodhb_Y50&feature=share
Professora Nicole na terra dos cangurus |
Como
parte da pesquisa, a professora tem trabalhado com os estudantes de Arquitetura
da Curtin University em um projeto de concepção, desenvolvimento e construção
de “Reading rooms” (Espaços de leitura), que deve ser repetido nos próximos
semestres, e também em turmas de cursos de arquitetura no Brasil. Mais
informações sobre este projeto estão disponíveis no
link: http://news.curtin.edu.au/stories/architecture-students-liven-campus-eco-friendly-reading-rooms/
0 comentários:
Postar um comentário