terça-feira, 26 de maio de 2015

Feira de Profissões e Conhecimentos atrai pais e comunidade na Martim de Sá

A noite de segunda (25/5/2015) foi bem movimentada na EMEF Prof. Luiz Ribeiro Muniz, na Martim de Sá. Gestores, educadores, funcionários, pais e a comunidade participaram da Feira de Profissões e Conhecimentos realizada pelos alunos dos 6º, 7º, 8º e 9º anos.

Com a proposta de apresentar, de maneira diferente e interdisciplinar, o que foi aprendido no conteúdo do último bimestre, foram desenvolvidas várias atividades simultaneamente. Houve teatro, desfile de chapéus, cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), frequência cardíaca, desafios de raciocínios, armadilha para o mosquito da Dengue, teste vocacional, diálogos com profissionais de diversas áreas (dentista, engenheiro e bancário), mostra de História, entre outras atrações.

Em uma sala, estudantes do 9º ano B conduziram o público pelo mundo dos sentidos. Os visitantes foram vendados para adivinhar quais temperos estavam em uma mesa, somente pelo olfato. Depois, pelo paladar, passaram pela mesa de degustação, onde havia pipoca, café, suco e chocolate. Havia também a mesa das texturas, com cinco caixas diferentes e, por último, a comunidade recebia um fone de ouvido para adivinhar diversos sons.

Já o 9ºC exibiu o resultado das pesquisas Experiência Elétrica, Centro de Gravidade, Torre de Líquido e Areia Movediça, onde foram trabalhados conceitos práticos de eletricidade e condução, ponto de gravidade, densidade dos líquidos (água, óleo, vinagre, álcool, glicose, detergente) e pressão atmosférica.

Além das experiências e mostras nas salas de aula, o 9º D apresentou a peça teatral “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto. A analista de crédito, Valéria da Silva Alves, assistiu a filha Karoline, 13 anos. “Essas ações incentivam os alunos e podem influenciar na escolha profissional. Devemos participar, pois as crianças ficam felizes com a nossa presença”, afirmou.


A diretora da unidade escolar, Márcia Paiva, disse que a feira superou as expectativas. “Seriam apresentados apenas os trabalhos de encerramento do segundo bimestre, mas a feira cresceu devido ao grande público que veio prestigiar. A presença dos pais e da comunidade fortalece o trabalho da escola”, disse.

0 comentários: