segunda-feira, 30 de março de 2015

São Sebastião: Vigilante encontra cogumelo gigante no quintal de casa

Um morador de Boiçucanga, em São Sebastião, litoral norte de São Paulo, encontrou um cogumelo gigante no quintal de casa. A foto foi enviada pelo aplicativo Vanguarda Repórter.


O vigilante noturno, Valdenor de Jesus Oliveira, disse que encontrou o cogumelo na tarde da última terça-feira (24) enquanto limpava um matagal que fica no quintal da casa dele.
"Fiquei abismado. Antes de me mudar para a cidade, eu morava na roça na Bahia e mesmo lá nunca vi um cogumelo desse tamanho. Achei muito curioso. Não tinha nenhum outro, nem pequenininho, só ele", contou.

De acordo com Valdenor, o cogumelo mede cerca de 30 centímetros de diâmetro e pesa cerca de três quilos. "Tem mais ou menos o tamanho de um disco de vinil e é pesadinho", disse ele, que vai guardar o fungo.

Análise
Com base na fotografia enviada pelo internauta, o professor de zootecnia, Antônio Duarte, disse que acredita que se trate de um tipo de cogumelo que vive em florestas.

"Pela foto parece que é um cogumelo não-comestível, que vive em áreas úmidas, escuras ou sombreadas. O fungo é comum em árvores, mas também pode surgir no solo. Deve ter crescido muito porque nasceu de muita matéria orgânica decomposta no solo", explicou.

0 comentários: