segunda-feira, 2 de março de 2015

Chão Caiçara tem vasta programação para este mês com oficinas, papo caiçara, sarau e festa inaugural de um novo espaço

Várias são as atividades do Chão Caiçara para este mês. A iniciativa, que conta com apoio da Sectur (Secretaria da Cultura e Turismo), leva à comunidade local uma variedade muito rica de ações culturais como oficinas, saraus, papos descontraídos com artistas locais e, para incrementar ainda mais a programação, estão previstos a Semana Cultural e também a inauguração do novo espaço do Chão Caiçara, em Barequeçaba.

As ações terão início na próxima segunda-feira (9), com a volta às aulas das oficinas culturais em Barequeçaba, na região central da cidade, numa parceria entre a Fundação Educacional e Cultural de São Sebastião Deodato Santana, Sociedade Amigos de Bairro e Sectur, além do Chão Caiçara propriamente dito. Entre os cursos oferecidos estão: artesanato em caxeta, zumba, jazz e flauta.

No dia 12, destinado somente aos alunos, será realizado o Papo Caiçara com os estudantes da Etec-Paula Souza, a partir das 19h, na própria unidade escolar instalada no Porto Grande, também na região central.

O Sarau Caiçara, outro evento de destaque, promete entreter a comunidade no dia 13, com muito café de garapa com bate-papo e violão; para a ocasião foram convidadas algumas personalidades locais como Lindomar dos Santos, o Nicinho, Evaldo Pereira, Maria Angélica entre outros. O encontro está previsto para começar às 19h30, no Chão Caiçara, ao lado da Sectur, no Centro Histórico da cidade, com entrada gratuita.

No Dia do Caiçara, celebrado em 15 de março, uma programação especial já está agendada para que a comunidade festeje a data com muitas atrações a partir do meio dia, na EM de Barequeçaba, onde será servido um almoço tradicionalmente caiçara com a participação especial do poeta e historiador Geraldo de Buta; Everaldo Pereira e Ivo de Souza também estarão presentes à homenagem prestada ao caiçara sebastianense. Para a ocasião, serão vendidos convites a R$ 20,00 (adultos) e R$ 10,00 (crianças de 3 a 10 anos).

Ainda como parte do cronograma do Chão Caiçara, acontecerá de 17 a 21 de março, a Semana da Cultura Caiçara, com várias atividades na EM Barequeçaba. Entre as atrações, exibições de vídeos, apresentações artísticas, oficinas e exposições de fotos.


Já nos dias 20 e 21, encerrando o mês, será realizada a inauguração do espaço Chão Caiçara em Barequeçaba, assim como a festa de apresentação do projeto a ser executado na rua Cantídio de Moura, 356, próximo à náutica. Na ocasião haverá apresentações culturais, sorteio de prêmios, tudo regado com a culinária local.

0 comentários: