quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Operação bota-fora será no Olaria, Jaraguazinho e Perequê-Mirim

Caraguá - Nesta sexta e sábado (6 e 7/2/15), os moradores dos bairros Olaria, Jaraguazinho e Perequê-Mirim poderão deixar objetos que acumulem água e servem de criadouro para o mosquito da Dengue nas calçadas, para serem recolhidos durante  Operação Bota-Fora.

Os alunos das escolas municipais desses três bairros recebem amanhã, durante as aulas, o comunicado que deve ser entregue aos pais com informações sobre a Operação Bota-Fora.

A cada semana, um bairro de cada região (norte, centro e sul) receberá as equipes da Operação Bota-Fora. A ação visa eliminar os criadouros do mosquito da Dengue. Na última semana, a cidade registrou a primeira morte por Dengue Hemorrágica.

Os Agentes Comunitários de Saúde percorrerão principalmente as ruas nas quais houve um maior número registro de casos positivos de dengue. No período da manhã, os agentes passarão nas residenciais solicitando para que os moradores coloquem os objetos inservíveis nas calçadas, que serão recolhidos pelas equipes da secretaria de Serviços Públicos, até às 16h de sábado (7).

A ação contará com 30 funcionários da secretaria de Saúde, entre eles, supervisores, agentes comunitários de Saúde e uma equipe de apoio formada por voluntários do Colégio Tableau e Dom Bosco. Os trabalhos de nebulização serão realizados por 12 agentes de controle de zoonoses e dois supervisores.

Outros seis fiscais de Saúde Pública irão trabalhar nos estabelecimentos comerciais e praias com orientações e distribuição de folders educativos sobre o controle da dengue. Nos três bairros também haverá, além da coleta de objetos, serviços de capina e varrição.

Esta é uma ação do Governo Municipal de Caraguá, por meio das secretarias de Saúde e Serviços Públicos.

Ações de controle da dengue
A secretaria de Urbanismo também irá intensificar a notificação dos proprietários de terrenos abandonados, com lixo e mato. Normalmente, o setor de Fiscalização notifica cerca de 100 terrenos encontrados com lixo e abandonados. Em Janeiro, este número subiu para 200.

Após ser notificado o proprietário tem 30 dias para recorrer ou limpar a área. Diante da urgência em se eliminar os criadouros do mosquito, o Governo Municipal pede a colaboração de todos para que mantenham seus quintais e jardins limpos, assim como os terrenos.

As atividades de vistoria, controle e prevenção executadas pelas equipes do Centro de Controle de Zoonoses também foram intensificadas desde o dia 13 de dezembro de 2014 e segue até 14 de fevereiro. De segunda a sexta-feira, o trabalho das equipes será das 8h às 17h e aos finais de semana das 8h às 14h.

Além das vistorias de rotina em residências e comércios locais, nesta época a fiscalização é reforçada em casas de veraneio. Proprietários recebem informações sobre os cuidados que devem ser tomados no local durante a estadia e na saída para evitar a proliferação do mosquito da dengue.

De acordo com dados da secretaria de Saúde, de 1 a 28 de janeiro deste ano, a cidade registrou 687 notificações sobre casos de Dengue. Destes, 313 foram positivos, 342 negativos e 32 seguem em investigação.


Serviço - Disque denúncia do CCZ: (12) 3887-6888/2159

0 comentários: