domingo, 30 de novembro de 2014

Procon alerta para falsas locações de imóveis pela internet

Segundo o Procon, consumidor deve desconfiar de fotos e valores. Locações pela internet devem ser feitas após consultas à corretores.
Com a proximidade da temporada de verão, o Procon de Caraguatatuba, no litoral norte, tem alertado desde setembro para falsas locações de casas pela internet.

Com sites de anúncios e classificados cada vez mais comuns, golpes a turistas também têm acontecido com maior frequência.
Segundo as recomendações do Procon, ao alugar um imóvel o consumidor deve consultar se a pessoa que faz a oferta é um corretor credenciado pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci). Outro alerta importante é visitar o local antes de qualquer pagamento.

"A primeira coisa a fazer é nunca confiar nas fotos e verificar se elas condizem com aquilo que realmente existe e está sendo proposto. O segundo ponto é desconfiar do valor", afirmou o coordenador do Procon, Reinaldo Vidal da Silva.

Vítima
A secretaria Beatriz Fonseca foi vítima de um anúncio falso e acabou perdendo dinheiro. Procurando casa no litoral, ela se interessou por um anúncio no site OLX que oferecia aluguel de um sobrado com duas suítes, três quartos, churrasqueira, piscina, sala com mesa de jogos e capacidade de acomodação para 16 pessoas. A casa fica a 70 metros da praia Martin de Sá e a reserva de seis dias sairia por R$ 4.200.
A anunciante pedia metade do valor como sinal, mas como a cliente não possuía todo o dinheiro, o pagamento foi negociado.  Depois que o dinheiro foi depositado, Beatriz nunca viu o contrato e não conseguiu mais falar com a suposta dona do imóvel.

Endereço
O endereço que chamou atenção de Beatriz realmente existe, mas não está disponível para locação pelo OLX.  Segundo um dos proprietários da casa, o local é utilizado para encontros em família e, quando é alugado, costuma ser feito diretamente.

Site
O site OLX informou à Beatriz que o anúncio foi excluído e que o cadastro do anunciante foi bloqueado para novos anúncios. A orientação para os internautas é não fazer depósitos sem ter conhecimento do anunciante.

0 comentários: