segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Estrutura das polícias é questionada pelos vereadores do Litoral Norte

A segurança pública foi debatida em reunião realizada nesta quarta-feira (22) pela Frepap-LN (Frente Parlamentar Paulista do Litoral Norte), na Câmara de São Sebastião. Entre as problemáticas apontadas pelos vereadores das quatro cidades do Litoral Norte -Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba- está a falta de estrutura das Polícia Militar, Civil e Federal e Guarda Municipal.


Estiveram presentes na reunião, o 1º Tenente da PM Roberto Scott, o secretário de Governo de Ilhabela Luizinho Faria e outras autoridades representando os comandados da Guarda Municipal de São Sebastião e Polícia Federal.

Para enfrentar o crime, a Guarda Municipal de São Sebastião conta com 5 bicicletas, 4 motos e 8 viaturas. Mas a atual situação é bem diferente, sendo que sete carros estão com defeitos e apenas 2 motos em funcionamento. O Subcomandante Edson Silva da GCM admitiu a péssima condição. "Estou aqui com o compromisso para falar a verdade. Temos uma situação que afeta as nossas estruturas", comenta Silva.

Em Caraguatatuba, a insegurança chama atenção. De acordo com o presidente da Frente Parlamentar, o vereador Marcos Tenório (PSC), os moradores estão inseguros. "Os índices de insegurança são extremos, refletindo diretamente no dia a dia da população", afirma Tenório.

O comando da Polícia rebateu a sensação de insegurança e destacou as ações da polícia. "Temos na cidade o radar eletrônico, que atua diretamente nas mãos dos policiais, impactando na redução de roubos de carros. Estamos tentando junto ao Estado a implantação de câmeras nas viaturas, cujo sistema identifica se o carro é roubado", diz o Tenente da PM Roberto Scott.

O parlamentar Gleivison Gaspar (PMDB) ressalta que a criminalidade está presente na praia dos Deodato, região central de São Sebastião. "A cada dia o crime se organiza e é visível a presença na cidade. Temos pontos de cracolândia na praia do Deodato".
Gaspar afirma ainda que as policias estão sem estrutura. "O Legislativo está preocupado com esta situação. Isso mostra a fragilidade e a falta de estrutura da segurança".

'Bicos'
A complementação da renda, com os 'bicos', foi criticado pelos vereadores. "O policial não ganha o que merece e ainda precisa fazer extras para complementar a sua renda, durante seu horário de folga", diz Tenório.

Para a vereadora Flávia o 'bico' é um desrespeito com o policial. "Sou casada com um policial militar e sei como isso influencia. A atividade delegada é um desrespeito", afirma Flávia Paschoal (PDT), de Ubatuba.

Sistema on-line

O secretário de Governo de Ilhabela, Luizinho Faria diz que a administração pretende ampliar o sistema de fibra ótica na cidade, permitindo a implantação de novas câmeras e atendendo as regiões Norte, Vila, Perequê e Sul. "Queremos estender a fibra ótica para o sul e acreditamos que até fevereiro o sistema esteja concluído", comenta Faria.

0 comentários: