O Arquivo Público do Estado,
órgão central do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo – SAESP, em
parceria com o Governo Municipal e Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de
Caraguatatuba, promove no dia 7/4,
das 9h às 16h30, no Teatro Mario Covas, o XII Encontro Paulista sobre Gestão
Documental e acesso à Informação.
Dando continuidade ao
Programa de Implantação de Arquivos Públicos, o evento tem como objetivo
oferecer fundamentos legais e técnicos para a criação e manutenção de arquivos
públicos e implantação de políticas municipais de gestão documental e acesso.
Tais ações são indispensáveis para que possa ser assegurado o acesso à
informação, como direito do exercício da cidadania, controle das finanças
públicas e da transparência administrativa, bem como a preservação do
patrimônio documental.
O encontro contará com
palestras que abordam temas voltados para a gestão de documentos,
institucionalização dos Arquivos Públicos, acesso à informação, instalação do
Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), preservação de documentos eletrônicos e
em suporte de papel.
Compõe também a programação o
relato da experiência da Prefeitura de Caraguatatuba, que estreitou a parceria
com o Arquivo Público do Estado de São Paulo e vem desenvolvendo trabalhos de
aprimoramento de sua legislação, da estrutura de guarda e gestão de documentos
e acesso.
O evento é gratuito e tem
classificação livre. A inscrição pode ser realizada no site: http://www.arquivoestado.sp.gov.br/saesp_encontros/index.php.
Informações: (12) 3897.5661.
Programação XII Encontro Paulista
sobre Gestão Documental e acesso à Informação:
Dia 7/4 – segunda-feira
9h – Credenciamento / Café de Boas
Vindas
9h30 – Cerimonial / Abertura
Com Izaias José de Santana
Coordenador do Arquivo Público do
Estado de São Paulo
Antônio Carlos da Silva
Prefeito Municipal de Caraguatatuba
José Mendes de Souza Neto
Presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba
Hélio Nishimoto
Deputado Estadual e demais autoridades
10h – Democracia, acesso à informação e a função dos Arquivos Públicos
Com Izaías José de Santana
Coordenador do Arquivo Público do
Estado de São Paulo
10h50 – Gestão Documental e acesso à Informação: Interfaces
Com Ieda Pimenta Bernardes
Diretora Técnica do Departamento de Gestão do Sistema de Arquivos do Estado
de São Paulo / Arquivo Público do Estado.
11h40 – Plenária
12h – Almoço Livre
13h30 – Arquivo Público Municipal: Perspectivas e Desafios
Com Marcelo Antônio Chaves
Técnico do Centro de Assistência aos
Municípios / Arquivo Público do Estado
14h – A instalação do Serviço de Informações ao Cidadão (SIC) nos municípios
Com Elissandra Patrícia Mello
Diretora Técnica da Central de Atendimento ao Cidadão - CAC/Arquivo Público
do Estado
14h30 – Conservação e preservação de acervos
Com Ana Cândida Silva Martins de Carvalho
Técnica do Núcleo de Conservação / Arquivo Público do Estado
15h – Preservação de documentos digitais
Com Humberto Celeste Innarelli
Supervisor da Seção de Processos Técnicos e Atendimento/Arquivo Edgard
Leuenroth - IFCH/UNICAMP
15h30 – Painel: O Arquivo Público e a Gestão Documental no
Município de Caraguatatuba
Com Rosimeire Simões Alves
Com Diretora da Divisão de Arquivo Documental da Secretaria Municipal de
Administração
Denise Aparecida Lemes da Silva
Historiadora do Arquivo Público do Município de Caraguatatuba
"Arino Sant'Ana de Barros"
Luzia Rodrigues de Toledo Prado
Técnica em Arquivo do Arquivo Geral Municipal
16h – Plenária
16h30 – Encerramento
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