sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Operação Verão tem início com policiais extras no litoral norte de SP

Reforço será de 565 policiais nos quatro municípios da região. Efetivo extra permanecerá no litoral norte até o dia 2 de fevereiro
Helicóptero da PM monitora banhistas na
Praia do Tenório em Ubatuba. (Foto: Vinicius Nadena)
A Polícia Militar iniciou nesta quinta-feira (26) a Operação Verão nas quatro cidades do litoral norte de São Paulo. Durante a temporada de verão, 565 policiais extras irão reforçar a segurança em Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, que juntas devem receber mais de 4 milhões de turistas durante a alta temporada. O efetivo extra permanecerá até o dia 2 de fevereiro.

De acordo com a PM, o objetivo do trabalho é ampliar a fiscalização e reduzir a criminalidade durante o verão. O reforço policial será aplicado nos terminais de passageiros e em locais com grande circulação de pessoas.

"O policiamento será planejado de acordo com as informações dos sistemas inteligente, direcionando para as áreas de interesse de segurança pública, observando-se também o policiamento nos locais de grande aglomeração de pessoas", informou a PM por meio de nota.

Caraguatatuba e Ubatuba são as cidades que receberão maior efetivo extra de policiais - cada município deve receber 200. São Sebastião terá um reforço de 105 homens e Ilhabela 60. Além dos policiais, a região também irá receber 52 viaturas para auxiliar no policiamento, que deve contar também com apoio de efetivo especializado, como Grupamento Aéreo e  Policiamento de Trânsito.

Para prevenir acidentes nas praias e evitar afogamentos, o Grupamento de Bombeiros Marítimo também conta com reforço de bombeiros e guarda-vidas temporários, que já atuam desde o início do mês. A região conta também com dois helicópteros para salvamento e resgate.

Novas viaturas
Além do reforço no efetivo, a região também deve receber 104 novas viaturas entre motocicletas, quadriciclos e carros. Elas serão usadas em programas de policiamento da PM, como Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam), Ronda Escolar, Força Tática e Radiopatrulha.

As unidades do Corpo de Bombeiros também receberão botes infláveis, carretas rodoviárias, unidades de resgate e salvamento aquático, motos aquáticas e quadriciclos.

0 comentários: