segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Curso de Cuidadores de Idosos tem início em Caraguá

Começou na semana passada em Caraguá o curso de Cuidadores de Idosos, que formará 25 pessoas que estão fora do mercado de trabalho. Os participantes, inscritos no Cadastro Único, foram selecionados nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município.

As aulas serão ministradas até o dia 26 de novembro no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), no Indaiá, sempre às terças, quartas e quintas, das 18h30 às 22h45. Os alunos recebem bolsa-auxílio para alimentação, transporte e material educacional e certificado de conclusão. A carga horária é de 160 horas.

O curso abordará os temas: “Introdução aos Aspectos do Envelhecimento”, “Aspectos Biopsicossociais do Envelhecimento”, “Cuidados Básicos ao Idoso”, “Ética e Políticas Públicas”, “Integração e Orientação Profissional”. As aulas serão dadas por uma equipe multidisciplinar composta por médico, enfermeiro, terapeuta ocupacional, psicólogo, educador físico, assistente social, fonoaudiólogo e nutricionista.

A secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Ivy Monteiro Malerba, disse que o curso é uma oportunidade para muitos cuidadores de idosos informais serem qualificados para atender as exigências do mercado de trabalho.


O curso de “Cuidadores de Idosos” é do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), criado pelo Governo Federal em 2001, em parceria com o Governo Municipal, por meio das secretarias dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso e de Assistência Social, e o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba.

0 comentários: