E-commerce ainda é uma palavra tímida para os comerciantes
de Caraguá. Até mesmo os proprietários de lojas e afins que aderem à venda de
produtos pela internet, revelam que mais de 80% do faturamento da empresa vem
do ponto de venda (endereço fixo) ou da televenda (venda por telefone).
A Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba mostra
alguns empresários locais que aderiram ao E-commerce ou que estão lançando
portais de venda em breve. Vamos conhecê-los.
JBike – Há
quatro anos, clientes do Rio Grande do Sul, Bahia, Ceará e outros estados do
Brasil, compram acessórios de bicicleta no site (www.jbikeshop.com.br) que
pertence a loja de bicicletas JBike que tem quatro endereços fixos no Litoral Norte,
sendo a principal loja a do Indaiá em Caraguá.
“Tenho clientes em todo o país e vendo 24 horas, graças ao
advento da internet. É uma loja que não fecha as portas. Nosso site tem 50 mil
acessos por mês, pois fazemos anúncios em buscadores, em revistas
especializadas e com nossos fornecedores. Os concorrentes são grandes e, por
isso, as vendas online representam apenas 5% do faturamento atual da JBike. Já
tivemos caso de ciclistas que entraram no site, gostaram e vieram conhecer a
loja pessoalmente”, confirma o proprietário Jorge Camargo.
O site JBike Shop dispõe de páginas de Produtos (bikes,
peças, quadros, acessórios, vestuário, patins, skates, DVDs, ponta de estoque,
kit de peças), Lançamentos, Promoções, Meus Carrinho, Lançamentos, Meus
Pedidos, Meu Cadastro, Nossas Lojas, Política de Privacidade, Segurança,
Pagamentos, Entregas, Trocas e Devoluções, Garantia e Fale Conosco. Além dessas
páginas, há campos de Ofertas, Busca e Atendimento Online.
Os itens mais vendidos pela internet são peças de bike,
acessórios e roupas (bermudas e camisetas) para ciclistas que participam de
competições. Um funcionário da JBike cuida da atualização do site, posta os
banners de promoções, envia os produtos pelo correio junto com a nota fiscal.
Os clientes podem pagar com boleto bancário, depósito em conta ou cartão de
crédito. “Vale o investimento”, revela Jorge.
Grupo Hipervale – Quem
passa em frente à loja Hipervale, na Av. Rio de Janeiro, n.150, no bairro
Jardim Primavera, não visualiza os mais de 5.000 produtos -de sete segmentos-
vendidos pela empresa que nasceu virtual no final do ano de 2010 (www.comercialhipervale.com.br)
e cuja loja física surgiu depois de um ano em meio, em julho de 2012.
A Hipervale atua nos segmentos de Papelaria, Automoção, Descartável, Eletrônicos, Escritório, Informática, Lazer, Material Hospitalar e de Segurança do Trabalho. Mais de 50% das vendas são feitas por telefone (0800 777 6161), no qual vendedores da Hipervale entram em contato com os clientes (escritórios, clínicas, hospitais e empresas de vários ramos), para fecharem os pedidos destinados a pessoas jurídicas. A compra é liberada em até 4 horas e o valor mínimo por pedido é de R$ 70,00.
Há também a possibilidade de pedir cotação de produtos pelo
site que têm Página Inicial, Grupo, Vendas, A Empresa, Divisões, Como Comprar,
Contato e os itens dos vários segmentos. “As empresas selecionam os produtos no
nosso site e enviam a lista para passarmos os valores. Como são muitos itens
não conseguimos atualizar os preços em tempo real no site. Portanto o cliente
deve primeiro fazer uma lista de materiais e em seguida receberá o orçamento
com os preços. A negociação é rápida e feita por e-mail. O pagamento por meio
de boleto”, explica o gerente José Carlos de Andrade.
A venda ao consumidor final na loja do Hipervale, no Jardim
Primavera, representa 20% dos itens comercializados. O grupo possui dois
centros de distribuição, um em Caraguá e outro em São Paulo. Os principais
clientes são empresas do Estado de São Paulo devido à logística de entrega dos
produtos. Parte inferior do formulário
Center Trevo – A
rede de lojas Center Trevo investe numa vitrine virtual completa (www.centertrevo.com.br)
e vende nas duas lojas (em Caraguá e em São Sebastião) materiais para
construção do básico ao acabamento. No entanto, ainda não comercializa os
produtos pela internet devido aos custos de implantação da plataforma
E-commerce que demandaria uma nova equipe só para cuidar das vendas online,
planejamento de logística para entregas fora do litoral, entre outras questões.
O site da Center Trevo é bem completo, dentre as Páginas
estão: Home, Quem Somos, Vídeos, Nossas lojas, Notícias, Dicas para Construção,
Fale Conosco e Adicionar a Favoritos. Há promoções diversas anunciadas no site
com materiais de Elétrica, Hidráulica, Ferramentas, Material Básico, Portas e
Janelas, Pisos e Porcelanatos, Praia e Piscina, Casa e Jardim, Fechaduras e Ferragens,
Iluminação, Tintas e Acessórios, Banheiro, Cozinha, Metais e Acessórios.Os
clientes ainda podem receber Newsletter, participar de enquetes e fazer
Orçamento Online.
“Fazemos campanhas promocionais e o site é uma das
principais mídias que utilizamos. Temos um profissional de marketing que cuida
dessa parte. Passar a vender pela internet significara ‘abrir uma nova loja’,
treinar vendedores online, adquirir as certificações que garantem mais
segurança nas compras via internet. Continuamos estudando a possibilidade
porque sabemos que esta é a tendência”, confirma a gestora Milena Santos da
Silva Kono.
Claudio Colchões
– Produtos que garantem sono de qualidade e vida saudável são
comercializados na loja Claudio Colchões no Centro de Caraguá que passará a vender
os produtos pela internet no site www.claudiocolchoes.com.br que
está prestes a entrar no ar. A linha de produtos terapêuticos vendidos por
Claudio pode ser conferido no site de seu principal fornecedor www.eko7.com.br.
Os produtos comercializados por Claudio Fernandes têm
certificados internacionais e tecnologia de ponta. O intuito não é apenas
vender, mas mostrar o resultado que a aquisição de cada item pode gerar ao
cliente. A linha de produtos que estará no E-commerce da loja é composta por
colchões, Box, linha fisio com cintas e órteses para joelho, ombro, punho e
tornozelo, além de travesseiro e cabeceiras de camas. Há também acessórios
diários como colar cervical, drive, emplastro magnético, imantador de líquidos,
máscara terapêutica, palmilha, sandálias magnéticas, suporte cervical,
terapêutico e para seios. Na parte de vestuário são vendidas bermudas, calça
corsário, legging e regata com infravermelho (ajuda a prevenir doenças). Dentre
as Essências que poderão ser encontradas na loja virtual de Claudio Colchões
estão a amor oriental, baunilha bourdon, doce elegância e limão cítrico suave.
Mais lojas virtuais
– Outros magazines e hotéis de Caraguá comercializam produtos e diárias
pela internet, como a Pousada Vivenda do Sol e Mar (na Praia da Massaguaçu -www.vivendadomar.com.br),
Magazine Luiza, Casas Bahia, Extra, Ponto Frio, Lojas Colombo e outros. Fica a
dica para quem quer ingressar no E-commerce: há plataformas de sites (como Wix)
que dispõe de ferramentas fáceis de usar para montar uma loja virtual.
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