terça-feira, 3 de setembro de 2013

Comerciantes de Caraguá começam a venderprodutos pela internet

E-commerce ainda é uma palavra tímida para os comerciantes de Caraguá. Até mesmo os proprietários de lojas e afins que aderem à venda de produtos pela internet, revelam que mais de 80% do faturamento da empresa vem do ponto de venda (endereço fixo) ou da televenda (venda por telefone).

A Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba mostra alguns empresários locais que aderiram ao E-commerce ou que estão lançando portais de venda em breve. Vamos conhecê-los.

JBike – Há quatro anos, clientes do Rio Grande do Sul, Bahia, Ceará e outros estados do Brasil, compram acessórios de bicicleta no site (www.jbikeshop.com.br)  que pertence a loja de bicicletas JBike que tem quatro endereços fixos no Litoral Norte, sendo a principal loja a do Indaiá em Caraguá.

“Tenho clientes em todo o país e vendo 24 horas, graças ao advento da internet. É uma loja que não fecha as portas. Nosso site tem 50 mil acessos por mês, pois fazemos anúncios em buscadores, em revistas especializadas e com nossos fornecedores. Os concorrentes são grandes e, por isso, as vendas online representam apenas 5% do faturamento atual da JBike. Já tivemos caso de ciclistas que entraram no site, gostaram e vieram conhecer a loja pessoalmente”, confirma o proprietário Jorge Camargo.

O site JBike Shop dispõe de páginas de Produtos (bikes, peças, quadros, acessórios, vestuário, patins, skates, DVDs, ponta de estoque, kit de peças), Lançamentos, Promoções, Meus Carrinho, Lançamentos, Meus Pedidos, Meu Cadastro, Nossas Lojas, Política de Privacidade, Segurança, Pagamentos, Entregas, Trocas e Devoluções, Garantia e Fale Conosco. Além dessas páginas, há campos de Ofertas, Busca e Atendimento Online.

Os itens mais vendidos pela internet são peças de bike, acessórios e roupas (bermudas e camisetas) para ciclistas que participam de competições. Um funcionário da JBike cuida da atualização do site, posta os banners de promoções, envia os produtos pelo correio junto com a nota fiscal. Os clientes podem pagar com boleto bancário, depósito em conta ou cartão de crédito. “Vale o investimento”, revela Jorge.

Grupo Hipervale – Quem passa em frente à loja Hipervale, na Av. Rio de Janeiro, n.150, no bairro Jardim Primavera, não visualiza os mais de 5.000 produtos -de sete segmentos- vendidos pela empresa que nasceu virtual no final do ano de 2010 (www.comercialhipervale.com.br) e cuja loja física surgiu depois de um ano em meio, em julho de 2012.

A Hipervale atua nos segmentos de Papelaria, Automoção, Descartável, Eletrônicos, Escritório, Informática, Lazer, Material Hospitalar e de Segurança do Trabalho. Mais de 50% das vendas são feitas por telefone (0800 777 6161), no qual vendedores da Hipervale entram em contato com os clientes (escritórios, clínicas, hospitais e empresas de vários ramos), para fecharem os pedidos destinados a pessoas jurídicas. A compra é liberada em até 4 horas e o valor mínimo por pedido é de R$ 70,00.

Há também a possibilidade de pedir cotação de produtos pelo site que têm Página Inicial, Grupo, Vendas, A Empresa, Divisões, Como Comprar, Contato e os itens dos vários segmentos. “As empresas selecionam os produtos no nosso site e enviam a lista para passarmos os valores. Como são muitos itens não conseguimos atualizar os preços em tempo real no site. Portanto o cliente deve primeiro fazer uma lista de materiais e em seguida receberá o orçamento com os preços. A negociação é rápida e feita por e-mail. O pagamento por meio de boleto”, explica o gerente José Carlos de Andrade.

A venda ao consumidor final na loja do Hipervale, no Jardim Primavera, representa 20% dos itens comercializados. O grupo possui dois centros de distribuição, um em Caraguá e outro em São Paulo. Os principais clientes são empresas do Estado de São Paulo devido à logística de entrega dos produtos. Parte inferior do formulário

Center Trevo – A rede de lojas Center Trevo investe numa vitrine virtual completa (www.centertrevo.com.br) e vende nas duas lojas (em Caraguá e em São Sebastião) materiais para construção do básico ao acabamento. No entanto, ainda não comercializa os produtos pela internet devido aos custos de implantação da plataforma E-commerce que demandaria uma nova equipe só para cuidar das vendas online, planejamento de logística para entregas fora do litoral, entre outras questões.

O site da Center Trevo é bem completo, dentre as Páginas estão: Home, Quem Somos, Vídeos, Nossas lojas, Notícias, Dicas para Construção, Fale Conosco e Adicionar a Favoritos. Há promoções diversas anunciadas no site com materiais de Elétrica, Hidráulica, Ferramentas, Material Básico, Portas e Janelas, Pisos e Porcelanatos, Praia e Piscina, Casa e Jardim, Fechaduras e Ferragens, Iluminação, Tintas e Acessórios, Banheiro, Cozinha, Metais e Acessórios.Os clientes ainda podem receber Newsletter, participar de enquetes e fazer Orçamento Online.

“Fazemos campanhas promocionais e o site é uma das principais mídias que utilizamos. Temos um profissional de marketing que cuida dessa parte. Passar a vender pela internet significara ‘abrir uma nova loja’, treinar vendedores online, adquirir as certificações que garantem mais segurança nas compras via internet. Continuamos estudando a possibilidade porque sabemos que esta é a tendência”, confirma a gestora Milena Santos da Silva Kono.

Claudio Colchões – Produtos que garantem sono de qualidade e vida saudável são comercializados na loja Claudio Colchões no Centro de Caraguá que passará a vender os produtos pela internet no site www.claudiocolchoes.com.br que está prestes a entrar no ar. A linha de produtos terapêuticos vendidos por Claudio pode ser conferido no site de seu principal fornecedor www.eko7.com.br.

Os produtos comercializados por Claudio Fernandes têm certificados internacionais e tecnologia de ponta. O intuito não é apenas vender, mas mostrar o resultado que a aquisição de cada item pode gerar ao cliente. A linha de produtos que estará no E-commerce da loja é composta por colchões, Box, linha fisio com cintas e órteses para joelho, ombro, punho e tornozelo, além de travesseiro e cabeceiras de camas. Há também acessórios diários como colar cervical, drive, emplastro magnético, imantador de líquidos, máscara terapêutica, palmilha, sandálias magnéticas, suporte cervical, terapêutico e para seios. Na parte de vestuário são vendidas bermudas, calça corsário, legging e regata com infravermelho (ajuda a prevenir doenças). Dentre as Essências que poderão ser encontradas na loja virtual de Claudio Colchões estão a amor oriental, baunilha bourdon, doce elegância e limão cítrico suave.

Mais lojas virtuais – Outros magazines e hotéis de Caraguá comercializam produtos e diárias pela internet, como a Pousada Vivenda do Sol e Mar (na Praia da Massaguaçu -www.vivendadomar.com.br), Magazine Luiza, Casas Bahia, Extra, Ponto Frio, Lojas Colombo e outros. Fica a dica para quem quer ingressar no E-commerce: há plataformas de sites (como Wix) que dispõe de ferramentas fáceis de usar para montar uma loja virtual.

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