sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Lançamento da revista “Santo Antônio de Caraguatatuba

Moradores antigos de Caraguatatuba e devotos de Santo Antônio tiveram suas histórias contadas na revista especial da Matriz que também resgatou trechos dos livros tombos da Igreja mais antiga da cidade

A revista “Santo Antônio de Caraguatatuba: Um esboço da História” será lançada neste sábado, 31 de agosto, com missa às 19h30, seguida da cerimônia no salão paroquial da Igreja Matriz que fica na Praça Cândido Motta, Centro da cidade.

Ao folhear a revista “Santo Antônio de Caraguatatuba”, os leitores irão voltar no tempo e relembrar fatos que mostram a forte ligação da Igreja Católica com a comunidade local. A revista (textos, fotos e diagramação) foi produzida pela Gentecom, agência de comunicação e marketing, com o intuito de deixar registrado numa publicação histórica, a importância da Igreja para a cidade, já que a Matriz foi palco das primeiras sessões de Câmara da municipalidade, abrigou o primeiro Forum e o primeiro cemitério da cidade, entre tantos outros fatos pouco conhecidos.

As primeiras 52 páginas da revista resgatam a origem da fé, a atuação da igreja católica no mundo, no Brasil e sua chegada em Caraguá no século XVII, data da fundação da Matriz de Santo Antônio. A publicação impressa mostra as reformas ocorridas no prédio da Matriz, entre as maiores a de 1949, na época do frei Pacífico Wagner, na qual foram acrescentadas a cúpula e a parte lateral da igreja, e a reforma dos anos 90 que ampliou o tamanho da Igreja de Santo Antônio.

A participação da Matriz na vida da comunidade se deu também por meio da educação com o reforço escolar feito por professoras voluntárias, os muitos projetos sociais, esportivos, culturais e políticos, como a Costura de Santo Antônio, Ação Social e outros atualmente coordenados por pastorais e movimentos ligados a Paróquia.

As páginas da revista ainda mostram momentos históricos como a missa campal celebrada no centenário de Caraguatatuba, as rifas e ações feitas pelos fiéis da Paróquia em prol da construção do primeiro hospital local, a Casa de Saúde Stella Maris, os 160 anos da Festa de Santo Antônio, as “treze horas de silêncio e devoção” vivenciadas na Catástrofe de 1967, quando a Igreja abriu as porta e acolheu desabrigados, fez doações e ofereceu conforto espiritual ao povo de Caraguá.

         Nas últimas páginas, a revista traz fotos históricas e o relato da criação da Diocese de Caraguatatuba, a qual a Paróquia Santo Antônio faz parte, e uma cronologia dos padres que passaram pela Igreja.


Serviço: Lançamento da Revista “Santo Antônio de Caraguatatuba: Um esboço da História” - Dia 31/08/2013, sábado, às 19h30, na Paróquia Matriz Santo Antônio, na Praça Cândido Motta, 35, Centro de Caraguá. Cada exemplar da revista custa R$ 5,00.

0 comentários: