sexta-feira, 19 de julho de 2013

Frota municipal de Caraguá é inspecionada para controle da emissão de gases poluentes

A inspeção do 1º semestre dos 119 veículos movidos a óleo diesel do Governo Municipal de Caraguá está em fase de finalização.  Nesta quarta-feira (17/7/2013,) parte da frota passou por mais uma avaliação para o controle da poluição atmosférica, emissão de gases de efeito estufa e fumaça preta.

 A iniciativa da secretaria de Meio Ambiente, promovida em parceria com a secretaria de Serviços Públicos, atende a Diretiva Qualidade do Ar do Programa Município VerdeAzul da secretaria de Estado do Meio Ambiente. A proposta visa estimular e capacitar as prefeituras no desenvolvimento de uma agenda ambiental estratégica. 
As interlocutoras do Município VerdeAzul, Luciana Soares e Marina Montenegro, da secretaria de Meio Ambiente de Caraguá, fazem a inspeção veicular nos caminhões, ônibus, tratores e vans. 

Segundo elas, 90% da frota municipal movida a óleo diesel da prefeitura de Caraguá é nova, fator que contribui para o índice ideal (nº 2) na Escala de Ringelmann. A escala é utilizada para medir a intensidade da emissão de fumaça preta e possui cinco tonalidades entre cinza e preto.
A inspeção veicular da frota municipal do 2º semestre inicia em agosto.
O Programa
O Governo de São Paulo lançou em 2007 o Programa Município VerdeAzul com o objetivo de ganhar eficiência na gestão ambiental por meio da descentralização e valorização da base da sociedade.  A secretaria estadual do Meio Ambiente presta colaboração técnica e treinamento às equipes locais para alcance das diretivas. A administração ambiental compartilhada cria uma responsabilidade mútua e estimula o desenvolvimento da competência gerencial nos municípios.

A participação da cidade no Programa Município VerdeAzul é pré-requisito para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição (FECOP), controlado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente. A adesão dos 645 municípios do Estado de São Paulo ao programa foi a partir da assinatura de um Protocolo de Intenções, em qual estão propostas as 10 diretivas: Esgoto Tratado, Lixo Mínimo, Recuperação da Mata Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Habitação Sustentável, Uso da Água, Poluição do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho de Meio Ambiente.

Em novembro de 2008, o primeiro ranking foi divulgado e 44 municipalidades foram certificadas. Em 2012, este numero alcançou 133 municípios.
 SECOM/PMC

Caraguablog/JFPr

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