quarta-feira, 31 de julho de 2013

Caraguá: CIDE Centro já começou a funcionar

A cerimônia de inauguração do CIDE (Centro Integrado de Desenvolvimento Educacional) Centro, no último sábado (27/7/2013) contou com a participação dos moradores dos bairros Tinga, Poiares e Gaivotas, que puderam conhecer o complexo educacional, que reúne modernas escolas de ensino infantil e fundamental em período integral, além de quadra poliesportiva, piscina e auditório. As aulas no CEI/EMEI já começaram nesta segunda e na EMEF começam na quarta (31).


Participaram do evento Renato Souza Neto, filho do ex-ministro da Educação Paulo Renato Souza, que dá nome ao CIDE Centro; professora Maria Aparecida Carvalho, que dá nome à EMEF; o secretário de Meio Ambiente Auracy Mansano, filho de Maria Elma Mansano, que dá nome à EMEF, e que não pode comparecer por motivos de saúde; e o vereador Oswaldo Pimenta de Mello Neto (Chininha), filho de Oswaldo Luis de Mello, conhecido como China, que dá nome à Quadra Poliesportiva; vereadores, secretários, vice-prefeito Antonio Carlos Junior e o prefeito Antonio Carlos.

A professora Maria Aparecida Carvalho, emocionada agradeceu a homenagem e disse que “é no banco escolar que se faz o futuro cidadão” e recomendou aos professores “que ensinem com amor”.
Mansano lembrou que sua mãe, por várias vezes, foi convidada a assumir cargos de direção, mas que sempre recusou pois dizia que gostava de ensinar. O vereador Chininha disse que a homenagem era o reconhecimento por toda a dedicação de seu pai aos esportes em Caraguá.

O filho do ex-ministro Paulo Renato Souza afirmou que era uma honra muito grande ter o nome do seu pai em um complexo educacional. “Sempre que houver uma escola com o nome dele vou fazer questão de conhecer”, disse.

O prefeito contou como surgiu a ideia dos complexos e que se emocionou ao visitar o local na véspera da inauguração. “Vi a empolgação dos professores, funcionários da Educação e pais de alunos e o envolvimento de todos na preparação desta grande festa e me emocionei”, afirmou.
Antonio Carlos ressaltou que em Caraguá, desde 1998, não há creches e sim Centros de Educação Infantil, onde as crianças aprendem e desenvolvem o intelecto. O CIDE é um novo conceito que integra educação, cultura e esporte, tudo moderno e planejado. “Idealizamos uma escola, na qual gostaríamos que nossos filhos estudassem e onde a comunidade possa ser atendida com carinho e respeito”.

Estrutura - O CIDE Centro possui 11 mil m2 e foi construído em uma área com mais de 16 mil m², no bairro do Tinga. O complexo educacional, com mais de 5.200 m2, é formado pelo CEI (Centro de Educação Infantil) e EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) Profª Maria Elma Mansano e EMEF (Escola Municipal de Educação Fundamental) Profª Maria Aparecida de Carvalho. Ao todo são 22 salas de aulas, pátio coberto e refeitórios exclusivos por idade. 

Infantil – O CEI/EMEI do CIDE terá fraldários, nove salas de aula amplas e bem iluminadas, salas de amamentação, lactários, depósitos, solários, escaninhos (armários), pátio coberto, refeitório, pátio externo e banheiros equipados com banheiras e duchas.

Fundamental – A Emef tem dois pavimentos que alojam 13 salas de aula e banheiros. A capacidade de atendimento é de 400 estudantes, mas, inicialmente, estudarão na nova unidade 144 alunos do 6º ao 9º anos, que serão transferidos da EMEF João Baptista Gardelin, no Poiares, EMEF Lúcio Jacinto dos Santos, no Tinga, e EMEF Maria Moraes de Oliveira, do Jardim Gaivotas.
O espaço contará ainda com sala de leitura, biblioteca, laboratórios de informática e de ciências, auditório para 250 pessoas com camarins e sanitários. No pavimento térreo também haverá uma cozinha para atender o complexo educacional. 

Equipe – Aproximadamente, 200 profissionais da área de educação trabalharão no CIDE Centro, entre professores, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, agente administrativo, auxiliares de desenvolvimento infantil, diretor, vice-diretor, estagiários, inspetores de alunos, vigias, auxiliares de limpeza e as cozinheiras do projeto Tempero de Mãe.

Esportes – O núcleo de Educação Esportiva tem piscina (25m X 12,5m X 2m), quadra coberta e um campo de futebol society. No total, são mais de 2.500 m2 destinados ao esporte e que atenderão alunos e comunidades.

Presente – O CEI Profª Maria Elma Mansano tem vários cantinhos temáticos onde as crianças podem interagir e aprender enquanto brincam. Os espaços foram preparados pelos 15 Centros de Educação Infantil da rede municipal. Os presentes foram preparados com muito carinho e capricho, e com certeza vão encantar e entreter os pequenos alunos.

Capricho – A Oficina Fazendo Arte, da secretaria de Educação, confeccionou as cortinas e almofadas com o tema “fundo do mar” para o CEI (Centro de Educação Infantil) do CIDE Centro (Centro Integrado de Desenvolvimento Educacional).

Tartarugas, peixes e estrelas do mar ilustram 150 cortinas, 120 almofadas, 70 jogos para sofás e 40 móbiles. Tudo confeccionado com carinho pelas mãos habilidosas de sete costureiras e três bordadeiras.

Caraguablog/JFPr

0 comentários: