sexta-feira, 28 de junho de 2013

Manifestantes de 'Acorda, Caraguá' reúnem-se com prefeito e vereadores

Hoje, quarta-feira, dia 26 de junho de 2013, no prédio da Secretaria de Educação Municipal, no bairro Indaiá, estiveram reunidos o prefeito de Caraguatatuba, Antônio Carlos da Silva, os quinze vereadores do município e integrantes das manifestações em prol de melhorias no transporte público municipal.

Os presentes abordaram as questões levantadas nas manifestações das últimas semanas, quais seja a redução no valor da tarifa de ônibus, a integração gratuita, adequação das roletas dos coletivos, adequando-as para crianças que não pagam passagem, para que possam utiliza-las dignamente, passe livre para estudantes e a redução em 50% (cinquenta por cento) da tarifa de ônibus paga pelos estudantes do Instituto Federal, aos quais pagavam o valor integral da passagem, apesar de serem estudantes e o retorno dos cobradores.

A princípio o prefeito se manifestou com relação à planilha de custos do transporte, dizendo que na gestão anterior o reajuste da passagem foi de quase 50% e até agora, no seu mandato o reajuste foi de 20%. Afirmou ainda que, aprovou a redução da tarifa no valor de 20 (vinte) centavos. Para tanto a prefeitura zerou a alíquota do imposto municipal ISS (Imposto Sobre Serviço). Tal redução da tarifa não altera em nem um centavo o faturamento da empresa Praiamar Transportes.

Os integrantes da sociedade civil manifestaram o descontentamento da população com a presente política pública municipal relacionada ao transporte público, a qual, tanto nessa quanto na gestão anterior, não recebeu a devida atenção do poder público, acarretando em um serviço de péssima qualidade, a qual não atende minimamente as necessidades da população, apesar de ser muito bem remunerada. Essa disparidade entre o que é cobrado do povo e a contraprestação da empresa foi o foco dos munícipes reunidos hoje à tarde.

O ponto central da reunião ocorreu quando os integrantes da sociedade sugeriram a criação de um Conselho Municipal de Transporte Coletivo. O qual terá competências de fiscalizar a qualidade do transporte coletivo prestado na cidade, o cumprimento das normas técnicas e da legislação vigente afeta ao tema, pois tal conselho terá poderes Delibrativos. O Conselho será composto em uma metade de representantes do poder público e outra metade por integrantes da sociedade civil organizada, ou seja, 50% (cinquenta por cento) para cada uma das partes.

O chefe do executivo disse ainda que os outros itens da pauta de reivindicações, para que possam ser atendidos, ficam pendentes de laudo técnico para aferição dos custos que a empresa tem. Para tanto, será contratada uma empresa que elaborará um parecer técnico detalhado, o qual conterá dados acerca das linhas de transporte e se há a necessidade de criação de novas, os custos de operação, gastos com pessoal, diesel, entre outros aspectos.

Com tal laudo em mãos, será possível saber com exatidão o quanto a empresa gasta para manter os ônibus em operação, pois até agora, quem fornecia esses dados era a própria empresa, carecendo, portanto da devida imparcialidade. Com a contratação dessa empresa independente, será possível estabelecer um preço justo para a população, bem como as isenções e descontos reivindicados, pois para todo argumento, é necessário embasamento jurídico e em alguns casos como esse, laudo técnico.

Tanto a criação do referido Conselho, quanto à contratação da empresa auditora, são ações que deve obedecer a um determinado tramite! Não ficaram prontas da noite para o dia como todos gostaríamos.

O projeto de criação do Conselho deverá passar pelas devidas comissões da Câmara, e passando por elas, passar por audiências públicas, onde nessas etapas de debates serão estabelecidas entre outros temas, quais partes da sociedade deverão ser representados.

Quanto à contratação da empresa, essa deverá seguir o devido processo licitatório.


Os Jovens Lucas Pereira Miranda, Tulhão Soad, Michel Henrique, Eloina Paes, Jameson Duarte, Anna Paloma, Neto Silva, Donizete da Van, Anderson Gueiros, Leticia Farah, dialogaram com o Prefeito Antonio Carlos da Silva, 13 Vereadores e Secretários Municipais.
Texto e foto -  extraidos: http://www.facebook.com/acordacaraguatatuba

Veja a planilha apresentada pelo prefeito:

0 comentários: