Os
pais dos alunos, que durante levantamento feito no início do ano apresentaram
tendências a problemas bucais como cáries, serão convidados a comparecer nas
escolas de seus filhos para uma avaliação bucal. O projeto “Pais e Sorrisos”,
da secretaria de Saúde de Caraguá, que iniciou no último sábado (22/6/2013),
será realizado em todas as escolas municipais que possuem consultório
odontológico.
No
próximo sábado (29), as triagens para selecionar os pais que precisam de
tratamento bucal serão realizadas nas escolas Carlos de Almeida Rodrigues
(Indaiá), Bernardo Ferreira Louzada (Rio do Ouro) e Prof. Lucio Jacinto
(Tinga). Os responsáveis por alunos destas instituições que receberam o
convite, por meio dos filhos, devem comparecer à escola das 8h às 12h para a
avaliação e agendamento, quando necessário, do tratamento.
A
secretaria de Saúde informa que todos os procedimentos necessários para o
tratamento serão realizados pelos dentistas das escolas municipais em um dia da
semana reservado para o projeto. Os tratamentos iniciam em agosto nas próprias
escolas. O projeto continua durante todo o ano letivo e será contínuo.
A
diretora da divisão de Saúde Bucal, Livia Raikov, disse que os pais também
participam de uma conversa sobre a importância da higiene bucal e alimentação
correta.
O
trabalho, voltado à prevenção, tem o apoio da secretaria de Educação. A
secretária da pasta, Ana Lúcia Bilard Sicherle, disse que a prevenção é a
melhor forma de diminuir as doenças bucais. “Os hábitos de higiene pessoal são
trabalhados inicialmente no ambiente familiar porém, cabe à escola, juntamente
com as ações da saúde bucal, orientar e readequar esses hábitos”, afirmou.
Avaliação
- Os primeiros exames ocorreram no último sábado (22) em oito escolas
municipais. Os pais que foram convidados e que não compareceram à escola, devem
ficar atentos às próximas convocações que serão entregues pelos próprios
filhos.
A
mãe Elaine da Silva Oliveira de Caldas, levada pela filha Marina Oliveira de
Caldas, do 8º ano D da Emef Luiz Ribeiro, elogiou a iniciativa do Governo
Municipal. “Morei em São Paulo e aqui tenho acesso aos serviços da Saúde com
muito mais facilidade. Já realizei todos os exames que eu precisava fazer em
menos de um mês. Lá, dentista de graça, nem pensar”, afirmou.
O
dentista responsável pelo atendimento na Emef Luiz Ribeiro Muniz, Lucas Avelar
Burihan, disse que o projeto “Pais e Sorrisos” aproxima os pais do consultório.
“O principal é que eles caminharão juntos – desde princípios básicos, por meio
da escovação, até futuros tratamentos, encaminhados ao Centro de Especialidades
Odontologicas (CEO) quando necessário”, disse.
Relação das
escolas participantes:
Emef
Prof. Oswaldo Ferreira – Casa Branca
Emef
Prof. Luiz Ribeiro Muniz – Martim de Sá
Emei/Emef
Profª Aida de Almeida C. Grazioli – Rio do Ouro
Emei/Emef
Bernardo Ferreira Souza – Rio do Ouro
Emei/Emef
Prof. Lúcio Jacinto
Emef
Dr. Carlos de Almeida Rodrigues – Indaia
Emei/Emef
Prof. José Baptista Gardelin - Poiares
Emei/Emef
Profª Maria Aparecida Ujio - Porto Novo
Emei/Emef
Prof. João Benedito Marcondes – Barranco Alto
Emei/Emef
Prof. Alaor Xavier Junqueira – Travessão
Emei/Emef
Prof. Masako Sone – Pegorelli
Emef
Prof. Geraldo de Lima – Pereque Mirim

0 comentários:
Postar um comentário