A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo
apresentou um índice de 90% de aprovação entre os clientes de Caraguatatuba,
São Sebastião, Ubatuba e Ilhabela em pesquisa realizada pela Datamétrica
Consultoria Pesquisa e Telemarketing, entre 8 de novembro e 3 de dezembro de
2012. A margem de erro é de 5%.
Aplicado com focos diferentes de avaliação, o questionário
pôde qualificar a Sabesp na visão dos munícipes com relação aos serviços de
água, coleta e tratamento de esgoto e atendimento ao cliente.
Realizada nas 15 unidades de negócio que administram os
serviços de saneamento nos municípios atendidos pela Sabesp em todo o Estado, a
pesquisa foi composta por 5.890 questionários, sendo 3.904 na região do
interior e litoral. O principal objetivo deste trabalho, que é realizado desde
2007, é medir a aprovação dos clientes da companhia, identificando também os
pontos a serem melhorados.
Com relação ao fornecimento de água no Litoral Norte, os
moradores avaliaram os quesitos potabilidade, tratamento, regularidade no
fornecimento e satisfação com o produto. O resultado apresentou um índice de
95% de satisfação. Vale destacar que, dos clientes que responderam 51% bebe
água diretamente da torneira.
Na avaliação do esgotamento sanitário, o foco foi identificar
a satisfação com o serviço de coleta e tratamento de esgotos. Nestes quesitos,
a pesquisa aponta 79% de aprovação, mas apenas 51% dos entrevistados estão
conectados à rede coletora da Sabesp.
No atendimento ao cliente, o índice de satisfação é de 89%. Foram
avaliados itens como agilidade da empresa no atendimento às reclamações e aos
serviços prestados, canais de contato com a Sabesp, entre outros.
Conforme explicou o superintendente da Unidade de Negócio do
Litoral Norte, José Bosco Fernandes de Castro, o resultado dessa pesquisa é de
extrema importância para a Sabesp. "Esta é uma ferramenta que nos auxilia
a atender bem o cliente. Temos uma série de instrumentos que nos permitem
melhorar nossa gestão em termos de agilidade, resultado e foco no cliente.
Nosso grande desafio é a ampliação da cobertura em esgotos, lembrando que não
basta fazer a rede, é preciso convencer a população a se conectar a ela. Isso
se refletirá ainda mais na satisfação da população", finalizou.
Assessoria de imprensa da
Sabesp
Rossana de
Castro
Caraguablog/JFPr
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