quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013


Leões do Ita e Unidos de Padre Anchieta ficaram respectivamente com a segunda e terceira colocação
                                                                           Foto: Ronald Kraag/Divulgação
Com o enredo “O que toca na rádio, toca no seu coração”, o Grêmio Recreativo Cultural e escola de Samba Unidos do Garrafão venceu o Carnaval em Ilhabela  com 78,5 pontos e garantiu o tetracampeonato. Com isso, a escola da Água Branca, que venceu quatro anos consecutivos, conseguiu bater seu próprio recorde na história do Carnaval do arquipélago. “O desfile foi muito bonito, graças a Deus. Foi muita luta, muito sacrifício, mas no final valeu a pena, saímos campeões novamente.”, declarou a patrona da escola, Helena Isabel dos Santos Conceição, mãe do presidente Cléber Luiz dos Santos.

A Acadêmicos Leões do Ita, dos bairros Itaquanduba e Itaguassu, ficou em segundo lugar com 78 pontos (apenas meio ponto de diferença da primeira), com o tema “Amazônia: entre lendas e mistérios vamos viajar pela floresta encantada”.

A tetracampeã do carnaval ilhéu levou para a Passarela do Samba cerca de 350 componentes na noite de segunda-feira, todos divididos em seis alas e quatro alegorias. A bateria, considerada nota 10, contou com a participação de 60 ritmistas. O mestre de bateria foi Felipe de Galvão e a madrinha Aline. Rosana e Adailton e o professor Diogo e Renata foram os mestres-sala e portas-bandeira. A harmonia ficou por conta de Sidney Apocalypse.

Em terceiro lugar ficou a escola Unidos de Padre Anchieta, da Vila, com 77,25 pontos, seguida pela Mocidade de Ilhabela, também da Vila, com 74,5. Já em quinto lugar ficou a Água na Boca, do Perequê, com 74,25 pontos, mesma pontuação da Mocidade Sul da Ilha, que acabou ficando com a sexta colocação, tendo sido “Mestre Sala e Porta Bandeira” o quesito de desempate.

O tradicional Desfile das Escolas de Samba de Ilhabela foi dividido em dois dias, domingo e segunda-feira. A apuração aconteceu ontem de manhã na Vila, onde, em seguida, os foliões se divertiram no tradicional Banho da Doroteia. Ainda ontem à noite houve a premiação seguida da Apoteose, com o desfile da vice e da campeã do Carnaval 2013.

Tranquilidade
Segundo o presidente da Liga das Entidades Carnavalescas de Ilhabela (Leci), Ronilan Rodrigues, que assumiu a função em outubro do ano passado, o Carnaval este ano foi melhor do que ele esperava. “Logo após as eleições já começamos a elaborar o regulamento do desfile, promovemos algumas mudanças, como a divisão da venda de ingressos em sete pontos da cidade para facilitar o acesso à população”, contou Rodrigues.

Ainda de acordo com ele, este ano foi investida uma verba maior que no ano passado para folia. “Ano passado foram disponibilizados 35 mil para o Carnaval e este ano tivemos R$ 46 mil. Foram 11 mil para cada escola e 4 mil pra cada bloco”, ressaltou ele, que também acha que houve inovações importantes nas escolas. “Inovaram muito na parte de esculturas este ano, algumas se articulavam, foi empolgante”, disse.

Segundo o presidente da Leci, a apuração também foi emocionante e tranqüila, assim como todo o Carnaval ilhéu. “Não tivemos incidentes nas arquibancadas, que não ficaram lotadas 100%, no primeiro dia, porque choveu um pouco. Acho que esse Carnaval superou todas as expectativas. Foi muito bonito”, finalizou.

Garrafão
O Grêmio Recreativo Cultural e Escola de Samba Unidos do Garrafão nasceu em 1985 em meio a uma roda de samba entre amigos do Garrafão Futebol Clube. Esse grupo se reunia após suas partidas para festejar com garrafões de vinho, e então surgiu a ideia de criar um bloco carnavalesco.

Leões do Ita
Em seu quarto desfile, a escola ficou em terceiro lugar no ano passado, é a mais nova do arquipélago e teve origem no Bloco do Ditinho, fundado em 2005, pentacampeão do Carnaval ilhéu. Segundo o presidente da “Leões do Ita”, Benedito dos Santos (mais conhecido como Ditinho Elegância), como o bloco reunia cerca de 350 em seus desfiles, seus diretores decidiram, em 2009, criar uma escola que agregasse os bairros vizinhos Itaguassu e Itaquanduba.

“Agradeço a toda comunidade da Leões do Ita, pelo empenho neste Carnaval, em especial os bairros Itaquanduba e Itaguassú, morro dos mineiros e baixada, somos a escola Caçula do povão com certeza, sentimos pela falha no som da avenida, e acredito termos sidos prejudicados”, declarou o Mestre Jota Jota, autor e intérprete do enredo que foi cantado por mais de 400 integrantes, divididos em oito alas. “Não aceitamos a nota baixa em harmonia porque mesmo sem som nossa escola cantou o samba, e a nossa bateria é a que dá show na avenida! Porém, estou feliz, porque em meio a esses fatores, somos a vice do carnaval ilhabelense”, continuou Jota Jota, que frisou que ter feito o segundo melhor desfile dentre as seis escolas motiva a querer sempre o primeiro lugar. “Obrigado a toda Ilhabela, Leões do Ita, e como diz o nosso samba ‘Já me perguntaram e vou responder, eu sou Leão até morrer, sangue valente não fujo de nada, sou da nação apaixonada’”, disse.

Blocos
Dentre os blocos que desfilaram no sábado de Carnaval, ficaram empatadas em primeiro lugar a Banda das Bonitas e o Tim Malha, com 40 pontos. Com a segunda colocação ficou o Bloco do Pequeá, com 39,5 pontos; em terceiro ficou o bloco Azul e Branco, com 37 pontos, e em quarto a Unidos do Morro, com 35,9. Em último ficou o bloco Segura o Bagre, com 35,5 pontos.
Thereza Felipelli/Imprensa Livre

0 comentários: