terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Litoral norte concentra as dez praias mais 'verdes' do Estado

De longe, a coloração da água parece mais escura do que a das praias vizinhas, de tonalidade azul. O mar mais agitado também pode intimidar o visitante desavisado. 
Em Guaecá, entretanto, quem procura olhar para a cor da bandeira hasteada pela Cetesb, que mostra a qualidade daquela água, vai quase sempre encontrá-la verde.

Desde 2005, a praia de São Sebastião ficou própria ao mergulho todas as semanas. O que faz dela uma das dez melhores praias do litoral.

"Vim pela primeira vez a Guaecá. É muito agradável. A água é limpa. Passamos uma semana aqui dividindo a praia com os siris", diverte-se a aposentada Vanda Aparecida Henriques, 60,
que passeava por lá anteontem.

No município, apenas a praia da Baleia e um trecho de Boraceia podem receber o mesmo status de excelência da praia de Guaecá.
Das outras sete praias que entrariam para o ranking das dez mais limpas do litoral, uma, Capricórnio, está na cidade de Caraguatatuba.

Seis ficam no litoral de Ubatuba: Prumirim, Félix, Vermelha do Norte, Vermelha, Grande e Sununga.

Dessas, em termos de quantidade de coliformes fecais na água, medida usada para classificar a qualidade, Prumirim é disparada a praia mais limpa do litoral, entre as que são medidas.

A Cetesb analisa, toda semana, 143 praias de um total de 296 que existem no litoral paulista. O órgão diz que prioriza os locais com mais "aglomerados urbanos".

Onde o crescimento imobiliário e de população é grande, a tendência é de que a poluição também aumente. Por isso, para não cair para a "segunda divisão", algumas comunidades passaram a vigiar os crimes ambientais.
Em Toque-Toque Pequeno (São Sebastião), ações da sociedade organizada começam a dar resultados. "Descobrimos que algumas casas de um condomínio fechado estavam jogando esgoto clandestinamente no córrego [que deságua no mar]", conta Alessandra de Oliveira, 34.

Segundo a moradora, as casas foram denunciadas e tiveram que regularizar a situação. "Hoje, quando vemos que tem uma espuma estranha no mar, denunciamos para a prefeitura e para a Polícia [Militar] Ambiental."

Neste ano, a praia voltou a registrar bandeira verde, o que não ocorria desde 2007.
Em Toque-Toque Pequeno não existe rede de saneamento básico. Cada casa tem seu próprio sistema de fossa.
Fonte Folha de São Paulo
Caraguablog/JFPr

0 comentários: