domingo, 6 de maio de 2012

Viva a Mata 2012 divulga programação oficial: confira e participe!


A partir de 18 de maio, o Parque Ibirapuera, em São Paulo (SP), vai ficar azul com as atividades do Viva a Mata 2012.

O maior evento brasileiro em prol da Mata Atlântica chega com novidades, destacando a importância da zona costeira e dos ecossistemas marinhos. Serão mais de 30 atrações programadas e diversas outras promovidas nos estandes.

Durante três dias, o público poderá participar de palestras, debates, oficinas, exposições, observação de aves, apresentações teatrais e jogos.  A mostra é aberta ao público, gratuita, e acontecerá na Arena de Eventos do Parque Ibirapuera, em São Paulo (SP), entre os dias 18 e 20 de maio, das 9h às 18h.

O objetivo do Viva a Mata é promover a troca de informações entre os que lutam pela conservação desta floresta, além de celebrar o Dia Nacional da Mata Atlântica (27 de maio).  A cenografia do evento é assinada pelo designer Beto Von Poser e o patrocínio é do Bradesco e da Natura.

A SOS Mata Atlântica divulgou a programação do evento: confira em www.sosma.org.br e participe! Também estão abertas as inscrições para visitas monitoradas ao Viva a Mata. Grupos como escolas, igrejas, escoteiros, entre outros, podem agendar as visitas guiadas. Informações pelo e-mail info@sosma.org.br.

Edital destina R$ 400 mil para criação e gestão de Reservas Particulares (RPPNs) na Mata Atlântica

O Programa de Incentivo às Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) abriu inscrições para seu XI Edital, que destinará R$ 400 mil à criação e gestão de RPPNs na Mata Atlântica, com recursos do Bradesco  e parceria da The Nature Conservancy (TNC).


O Programa, coordenado pela Conservação Internacional (CI) e Fundação SOS Mata Atlântica, visa ampliar a área do bioma preservada no País. As RPPNs protegem mais de 698 mil hectares do território nacional e garantem a proteção de diversas espécies ameaçadas, como o mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia), a ave formigueiro-de-cauda-ruiva (Myrmeciza ruficauda) e o pau-brasil (Caesalpina echinata), entre outras.

“Uma grande parcela dos fragmentos florestais existentes na Mata Atlântica está dentro de propriedades particulares. Portanto, a criação, a manutenção e a gestão de RPPNs são fundamentais para a conservação de espécies ameaçadas e de trechos importantes do bioma”, destaca Mariana Machado, coordenadora do Programa.

Para saber os requisitos para se inscrever,  acesse o edital. Os interessados têm até o dia 26 de junho para enviar suas propostas pelo site http://gerencia.sosma.org.br/rppn. As propostas também podem ser enviadas pelo correio. Veja o endereço e outros detalhes no blog da Fundação. Em caso de dúvidas, escreva para programarppn@sosma.org.br ou ligue: (11) 3262-4088 – ramal 2226.

Ajude a pedir o veto total ao novo texto do Código Florestal

Após aprovação do Código Florestal na Câmara, no dia 25/04, o futuro das florestas brasileiras está nas mãos da presidente Dilma.

O relatório do deputado Paulo Piau (PMDB-MG) prejudica muito a proteção das florestas e da vida. Para Mantovani, “a tragédia anunciada às vésperas da Rio+20 rasga as convenções da biodiversidade, do clima e das áreas úmidas”.

“A única solução possível agora é a presidente Dilma Rousseff cumprir a promessa de veto feita durante campanha”, concluiu. Você pode ajudar a pedir o veto da presidente, veja como em www.florestafazadiferenca.org.br.

Outras informações no blog da Fundação e em www.observatorioparlamentar.org.br.

Fundação adere à campanha SOS Serra Vermelha

A Fundação SOS Mata Atlântica juntamente com ONGs de todo o País apoia a campanha SOS Serra Vermelha.

Coordenada pela Rede Ambiental do Piauí – REAPI, a campanha pede a criação do Parque Nacional da Serra Vermelha para a proteção da última grande floresta do semiárido nordestino.

A região, que sofre com os impactos das carvoarias, abriga aves como a rara anhuma (Anhima cornuta), mamíferos como o veado catingueiro (Mazama guazoubira), a preguiça-de-chifres e até mesmo a onça-pintada. Quer saber como você também pode ajudar?


SOS Mata Atlântica promove debate sobre turismo Sustentável em UCs no ICMBio

Ronald Sanabria, vice-presidente de Turismo da Rainforest Alliance, esteve no dia 24/4 no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em Brasília, para falar sobre turismo sustentável em Unidades de Conservação.

Uma realização da Fundação SOS Mata Atlântica, o evento contou com a participação de cerca de 30 representantes do governo, da academia e do setor privado.

A Rainforest Alliance já deu treinamentos a funcionários dos ministérios de Turismo da Nicarágua e do Equador, entre outros. Para Mário Mantovani, diretor de Políticas Públicas da Fundação, “o grande desafio é implantar o turismo sustentável nas áreas protegidas no Brasil”.

“As Unidades de Conservação ainda ficam fechadas como feudos”. Na opinião de Sanabria, investir mais em campanhas de conscientização para o turismo sustentável é uma estratégia eficaz de conservação ambiental, que alcança todos os atores envolvidos. Saiba mais no blog da SOS Mata Atlântica.

Filie-se em maio e ganhe um porta-recados de fibra de folha de bananeira

A Fundação SOS Mata Atlântica cumpre sua missão e realiza seus projetos graças ao apoio das pessoas físicas e empresas que valorizam a responsabilidade socioambiental e a redução de impactos no meio ambiente.

Para ajudar, você não precisa fazer parte de uma grande empresa: basta se filiar em um dos sete planos oferecidos pela Fundação. E, em maio, a SOS Mata Atlântica preparou um presente sustentável para você: novas filiações e renovações ganham um porta-recados produzido com material ecologicamente correto, de fibra de folha de bananeira com detalhe em coco.

Aproveite e filie-se!

0 comentários: