quinta-feira, 3 de maio de 2012

Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência elege propostas e delegados


Prefeito Antonio Carlos abriu o evento

 Na sexta-feira e sábado (27 e 28/04/2012), foi realizada na sede da secretaria de Educação e na Emef Dr. Carlos de Almeida Rodrigues, no Indaiá, a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência com o tema “Um olhar através da Convenção da ONU sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência: Novas propostas e perspectivas”.

Durante o evento, os participantes conheceram as necessidades dessa população e elegeram 16 propostas e quatro delegados para a fase regional, que será no dia 30 de maio, em São José dos Campos.



Durante a abertura, na sexta-feira (27), cinco alunos da Associação dos Surdos do Litoral traduziram o hino de Caraguá, por meio da linguagem de sinais. Na ocasião, o público recebeu a mensagem da deputada federal de São Paulo, Mara Gabrilli, que desejou uma ótima conferência a todos.

Logo após a cerimônia, as terapeutas ocupacionais Tatiana de Andrade Jardim e Evelin Ribeiro ministraram uma palestra com orientações sobre as necessidades que a pessoa com deficiência sente no dia-a-dia e como tornar o mundo mais acessível.

Esteve presente na cerimônia o prefeito Antonio Carlos da Silva, a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Ivy Monteiro Malerba, o representante do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Caraguá, Wlamir do Nascimento Martins, e representantes do poder público.

De acordo com o prefeito Antonio Carlos, o Governo Municipal está trabalhando em ações que garantirão uma estrutura com segurança e acessibilidade para esta população.

No sábado (28), os participantes escolheram e analisaram 16 propostas e quatro delegados (2 suplentes e 2 titulares)  que representarão a cidade na etapa regional, no dia 30 de maio, em São José dos Campos. O resultado dessa fase será encaminhado para a conferência estadual, nos dias 24 e 25 de julho, em São Paulo.

Os delegados e suplentes eleitos da sociedade civil foram: Robson Gerônimo de Souza e Edilson José de Souza. Do poder público: João Gustavo dos Santos Angelo e Gabriel Duarte Valeno Gliosci.

A conferência é uma realização do Governo Municipal, por meio da secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comdefi).
texto e fotos: Ass.Com./PMC

0 comentários: