Recebemos vários e-mails, telefonemas e menções em redes sociais a respeito da matéria vinculada nesta 2ª feira que obteve 585 acessos no Caraguablog “Em Caraguá começa a disputa pelo Executivo“ e cremos que ela deve ter continuidade.
Muitos desses contatos foram cumprimentos por nossa independência, visto que expusemos os candidatos sem ser partidário a nenhum dos lados.
O fato que criou maior polêmica foi à citação do postulante Álvaro Alencar Trindade que recentemente trocou o PMDB pelo PT.
O questionamento foi de que o PT em prévias já escolheu seu pré-candidato á prefeito Sr. Rodolfo Fernandes militante antigo do partido em Caraguatatuba e que assim sendo o Sr. Álvaro não é mais candidato, pois foi derrotado nesta prévia. Então pela Frente Suprapartidária estaria excluído e o blog não deveria lembrar seu nome. No Facebook me chamaram até de desinformado.
Primeiramente as prévias são uma forma de consulta interna dos partidos a ou b, podendo ou não prevalecer. Já vimos na história recente de nossa democracia diretórios sendo destituídos ou desautorizados pela direção maior Estadual ou Federal que se coliga com outro partido e abre mão da candidatura a favor deste.
O próprio PT nacional emitiu um comunicado visando as eleições de 2012 para que os diretórios municipais não realizem prévias e sim façam a escolha de consenso visando uma candidatura mais forte no município e não só no partido.
O que comanda uma eleição é o Calendário Eleitoral que diz que os candidatos serão escolhidos em Convenções Partidárias. O calendário eleitoral do TSE para as eleições municipais de 2012, Lei nº 9.504/1997, art. 8º, caput, diz que domingo dia 10 de junho “Data a partir da qual é permitida a realização de convenções destinadas a deliberar sobre coligações e escolher candidatos a prefeito, a vice-prefeito e a vereador”.
Portanto até lá tudo pode se alterar e o blog ou seu responsável não é obrigado a satisfazer ordem interna de nenhum partido ou coligação. O blog não vota só expõe, relata, retrata.
A matéria foi jornalística apresentando à cidade as possibilidades de candidatos à prefeitura para a eleição de 2012 que escolherá os mandatários por mais 4 anos mostrando todas as opções,
José Flávio Pierre/Caraguablog
Abaixo republicamos a matéria que gerou a polêmica>>>>>
3 comentários:
Boa tarde, isso significa que muita água irá mover o monjolo. rsrs. Em pensar que no balanço das horas tudo pode mudar....Será que ele não vem,?,,(Virgine-Metrô anos 80)
Quero cumprimentar este blog pela excelente matéria veiculada ontem, dia 08 do corrente, sob o título "Em Caraguá começa a disputa pelo Executivo", pela qualidade jornalística e claro compromisso de informar os leitores interessados no tema. Quanto à matéria veiculada hoje, dia 9, sob o título "Matéria do Blog cria polemica no meio político de Caraguatatuba", apresento-lhes meus aplausos pela precisão da informação, revelando-se assaz esclarecedora do ponto de vista da oficialidade das candidaturas. É certo que há setores querendo antecipar nomes de pessoas e nomes de coligações, com visos a satisfazer imposições e ambições pessoais em partidos e/ou em supostas coligações. Portanto, deixo claro que continuamos na luta e à disposição dos cidadãos de Caraguatatuba, frisando que coloquei meu nome à disposição do Partido dos Trabalhadores, que não se resume ao Diretório Municipal de Caraguatatuba. Álvaro Alencar Trindade
CERTISSIMO NADA FORA DA LEI OU REGIMENTO INTERNO DO PARTIDO ABS PIERRE
Postar um comentário