terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Caraguá: Zona Azul será realmente implantada na cidade

Dentro de alguns meses a prefeitura de Caraguatatuba deverá implantar o sistema de estacionamento rotativo com a utilização de bilhetes de zona azul em todos os pontos da cidade. De acordo com o secretário de trânsito João Batista Amandes os estudos para a avaliação de quantas vagas estão disponíveis em toda a região central e da orla da praia já foram realizados.
“Toda a fase de estudos já foi realizada e dentro de alguns meses poderemos implantar o sistema que deverá aperfeiçoar o número de vagas existentes tanto no centro da cidade como na avenida da praia”, explicou.
Ao todo a cidade conta com aproximadamente 4,2 mil vagas distribuídas entre a região central com 1.644 pontos de estacionamento e 2.585 espaços para veículos em toda a orla da praia desde o Porto Novo até o Camaroeiro. “O número de vagas pode não ser suficiente para o volume de turistas, mas, do jeito que está atualmente um motorista estaciona em determinado ponto e acaba ocupando o local durante o dia todo. Com a rotatividade será mais prático garantir a oportunidade de outras pessoas utilizarem o mesmo local. Com esta numeração das vagas conseguimos garantir o número suficiente de espaços destinados para idosos e deficientes também” afirmou.
do Imprensa Livre/ Josiane Carvalho
Caraguablog/JFPr

Amandes disse ainda que o sistema de zona azul provavelmente adotado pelo município será semelhante aos já implantados nas cidades de São José dos Campos e Jacareí, onde, ao invés dos tradicionais parquímetros – equipamentos de bilhetagem instalados nas calçadas e esquinas. “Queremos abrir uma licitação para o sistema de zona azul eletrônica. Com isso não teremos de instalar máquinas das calçadas e atrapalhar ainda mais a movimentação de pedestres. Com este novo modelo o motorista irá comprar a autorização para estacionar dentro de lojas e não terá de voltar no veículo para colocar os papeizinhos”, destacou. Em toda a Região, o sistema já é adotado por duas das quatro cidades do Litoral Norte. E agora, com a intenção de Caraguatatuba adotar a medida, apenas São Sebastião estará livre do estacionamento de rua pago na região.
Balanço
O secretário de trânsito destacou ainda que no período de 26 a 31 de dezembro mais de 130 mil veículos desceram a serra rumo a uma das cidades do Litoral Norte. Ele calcula que deste total, cerca de 50 mil motoristas ficaram na cidade. “Este é um período muito crítico para todos nós. Se levarmos em consideração a nossa frota atual, têm 42 mil automóveis na cidade e nesta época do ano este número chega a dobrar. Mesmo assim conseguimos manter uma certa ordem no que se refere ao trânsito”, completou.
Das ocorrências de trânsito neste período, Amandes informou que foram feitas cerca de 80 autuações e duas apreensões de veículos. “Nossos problemas mais graves foram o volume muito alto e o transporte clandestinos de pessoas. Além disso tivemos que agir em uma ação de vandalismo onde um grupo de pessoas estourou o cadeado da corrente que está fechando a passagem de carros na praia do Indaiá”, destacou.
do Imprensa Livre/ Josiane Carvalho
Caraguablog/JFPr

0 comentários: