quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Aumento da maré ameaça praias de SP

A faixa de areia das praias do litoral paulista está encolhendo. E o principal vilão desse fenômeno é o aumento no nivel da maré, segundo a Rede Litoral, grupo coordenado pela Escola Politécnica da USP, que analisa o impacto das mudanças climáticas.
O aumento do nível da maré já é visível. Em Caraguatatuba, no litoral norte, o DER construiu um quebra-mar para evitar que a água invada a rodovia Rio-Santos. O acostamento também recebeu um muro para conter deslizamentos.

Em Santos, as ressacas estão mais intensas. As ondas invadem as calçadas, causando alagamentos e destruindo quiosques. “As praias estão ficando mais estreitas. Com a maré mais próxima da costa, as ondas quebram com mais força, provocando erosões”, diz o professor da Poli e pesquisador da Rede Litoral, Paolo Alfredini.

Segundo o pesquisador, o nível do mar em Ubatuba apresenta uma elevação média de 23 centímetros por século. Em Santos, o aumento chega a 75 centímetros. E deve atingir 1 metro, até o final do século 21.

Nos cálculos, foram analisados registros do marégrafo de Santos entre 1975 e 2007 e de outros marégrafos o litoral Norte.  “A causa mais provável é o aquecimento global. Com o derretimento das geleiras, cresce o estoque de água no mar. E o processo é irreversível”, diz Alfredini.

O estudo servirá como base para apresentação de soluções para minimizar os impactos. A mais eficiente, segundo o pesquisador, é alagar artificialmente as praias. Outra opção é retirar os imóveis das áreas de risco e deixá-las como uma espécie de várzea para receber a água do mar. “A melhor proteção da praia é a própria praia, que absorve o impacto das ondas”
Caraguablog/JFPr

0 comentários: