quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Governo lança programa de saneamento a comunidades isoladas

Projeto Água É Vida vai beneficiar 27 mil moradores de áreas rurais e bairros isolados no interior e no litoral de SP

O Governo do Estado de São Paulo lançou nesta terça-feira (1º/11) o programa Água É Vida. A iniciativa vai instalar a infraestrutura de água e esgoto em comunidades isoladas do interior e litoral de São Paulo, com benefícios para a saúde dos moradores, para o meio ambiente e para o turismo dessas regiões. O projeto será coordenado pela Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos e executado pela Sabesp, em parceria com as prefeituras.

A primeira etapa será executada em 2012. Serão beneficiados 27 mil moradores de 81 localidades, distribuídas por 30 municípios do Alto Paranapanema (região de Itapetininga) e do Vale do Ribeira. O investimento nessa fase será de R$ 15,1 milhões, divididos entre o Governo do Estado e a Sabesp.

A segunda fase do programa Água É Vida será implantada até o ano de 2014. Nessa etapa, serão atendidas também as demais regiões do interior e do litoral, entre elas, Litoral Norte.

O programa vai implantar sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário em áreas rurais e bairros isolados dos centros dos municípios. As redes para fornecimento de água potável às famílias serão colocadas pela Sabesp, com verba da companhia.

As casas receberão também uma Unidade Sanitária Individual (USI) – um biodigestor, mecanismo que funciona como uma miniestação de tratamento de esgoto. Esse equipamento será instalado pelas prefeituras, com recursos do Governo do Estado. A manutenção será realizada pela Sabesp.

0 comentários: