segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Sabesp exibe informações erradas e desatualizadas sobre Caraguá

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, Sabesp, exibe em seu site na internet, em www.sabesp.com.br, informações erradas e desatualizadas a respeito do município de Caraguatatuba.

São diversas as informações inconsistentes que apresenta. A que mais chama à atenção é quanto ao número de habitantes da cidade.

A Sabesp informa 106.068, enquanto que o órgão oficial, o IBGE, aponta 100.840 moradores. Não se sabe de onde a empresa tirou as 5.228 pessoas que contabilizou a mais.

A Sabesp apresenta uma área do município de 483,950 quilômetros quadrados. O IBGE, no entanto, diz que o tamanho do território é de 485,377 quilômetros quadrados. Por que a Sabesp diminuiu o espaço geográfico de Caraguá, ninguém sabe.

A Sabesp também mostra uma densidade demográfica de 219 habitantes por quilômetro quadrado. O IBGE, por sua vez, mostra 207,76 habitantes por igual espaço territorial.

A Sabesp informa que a distância de Caraguá em relação à capital paulista é de 184 quilômetros. O Google, com sua precisão que chega a centímetros, afirma que essa distância é de 178 quilômetros, a mesma informação apresentada pelo manual de redação e estilo do jornal Folha de São Paulo.

No momento em que a Sabesp diminui o território do município, aumenta sua distância em relação à capital do Estado, informa um número errado de moradores e aumenta a sua densidade populacional, ela presta um desserviço àqueles que acessam o seu site em busca de informações, tudo em detrimento da cidade de Caraguatatuba e seus moradores.

Até quando se refere ao nome da cidade, o faz preguiçosamente, omitindo informações e tornando confuso o entendimento acerca do real significado do que vem a ser Caraguatatuba.

Uma pena.

O duro mesmo é saber que esta crítica construtiva, que ora se faz aqui no Caraguablog, irá passar “em brancas nuvens”, a teor das exatas palavras da responsável pela assessoria de comunicação da Sabesp da nossa região.

Ela informou que seu PC não tem acesso às redes sociais como blogs (seria isso possível?) e também que não perde seu tempo lendo essas postagens eletrônicas, principalmente quando deixa o horário de expediente. “Você acha que vou ficar perdendo meu tempo lendo... blooogs?”, disse ao Caraguablog, em tom de menosprezo.

Assim, as informações erradas, desatualizadas e inconsistentes do site da Sabesp irão continuar desse mesmo jeito, intocáveis, até "o fim dos tempos”. Tudo porque a responsável pelas divulgações da Sabesp Litoral Norte, via Assessoria de Imprensa, não perde tempo "lendo Blogs".

0 comentários: