sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Pesquisa de intenções de voto em Ubatuba

A sondagem sobre intenção de voto para as próximas eleições municipais em Ubatuba terminou ontem, dia 03. A participação dos moradores na medição dependia da participação espontânea do interessado. As abordagens foram realizadas via call center, somente para telefones domiciliares de Ubatuba.

A seleção dos números foi feita de forma aleatória pelo sistema da empresa, com base no banco de dados que possui telefones de todo o Litoral Norte de São Paulo e Vale do Paraíba.

A medição diária, tipo “Tracking”, foi realizada em dois úteis, a partir da construção de dois cenários políticos. No primeiro, foram citados oito nomes cogitados ao cargo do executivo da cidade. Paulo Ramos obteve 21% da preferência, seguido por Mauricio Moromizato, com 14%. 12% dos entrevistados optaram por Dr. Ricardo e 11% escolheram Dr. Sato. Rogério Frediani ficou com 10%, Alfredo Corrêa (Alfredinho) e Mico tem igualmente 2%. Gilson Rocha obteve 1% e 27% dos ouvidos disseram “Nenhum/Outro”. Ao todo foram realizadas 593 abordagens para estes nomes.


No segundo cenário, Mauricio Moromizato saiu na frente com 24%, seguido de Rogério Frediani, com 16%. Dr. Sato obteve 11%, Americano 6%, Gilson Rocha 5%, Alfredinho 3% e Nuno 1%. 33% escolheram a opção “Nenhum/Outro”. Para este panorama foram 805 entrevistados.

É preciso ressaltar que não se trata de uma pesquisa eleitoral, tal como descrita no art.33 da Lei 9.504/97 e sim de mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra, sendo assim não utiliza método científico para sua realização, dependendo, apenas, da participação espontânea do interessado, no caso, o eleitor munícipe em Ubatuba. As ligações completas foram gravadas em arquivos digitais e estão à disposição de autoridades, partidos políticos e imprensa para eventuais consultas.

A realização destas pesquisas é uma amostragem gratuita dos serviços que a FSB Marketing & Associados pode prestar para órgãos públicos e privados da região.

0 comentários: