A Sabesp do Litoral Norte inaugurou na última semana a Central de Resíduos Recicláveis da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Principal, em Ubatuba.
A medida faz parte do Programa 3R (Reduzir, Reciclar e Reutilizar), instituído no Litoral Norte em janeiro deste ano, com a finalidade de dar uma destinação responsável de resíduos produzidos nas unidades da empresa nas quatro cidades da região (São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba).
As baias dos recicláveis foram identificadas e separadas por cores, de acordo com o material a ser depositado (papel, plástico, vidro, metais e resíduos de PVC).
Na mesma área, também foi construído um depósito para armazenar produtos químicos utilizados diariamente na ETE Principal (como hipoclorito de sódio), além dos produtos perigosos (como tintas, graxa, óleo, combustíveis e pilhas).
O objetivo da Central de Resíduos é sensibilizar e provocar uma mudança de cultura dos empregados e terceirizados quanto à conscientização ambiental na separação de lixos e resíduos.
Recolhimento
Desde a sua implantação, no início de 2011, o Programa 3R da Superintendência da Sabesp do Litoral Norte já recolheu mais de 660 kg de materiais recicláveis, somente nos meses de fevereiro, março e abril deste ano.
No total, durante os três meses foram recolhidos 320 kg de metais utilizados pela equipe de manutenção, 230 kg de papel/papelão, 82 kg de copos descartáveis, 20 kg de sucata eletrônica (proveniente de computadores) e 17 kg de vidros.
De acordo com o superintendente da Sabesp no Litoral Norte, engenheiro José Bosco Fernandes de Castro, a adoção do Programa dos 3R’s gera não apenas vantagens para a economia, mas grandes ganhos na qualidade ambiental, que têm reflexos em toda a sociedade.
Todo o material recolhido está sendo encaminhado para empresas especializadas e para a Ong Maranata Ecologia (Recicla Caraguá), através de uma parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba.
Imprensa Sabesp LN/Acácio Gomes
Caraguablog/JFPr
0 comentários:
Postar um comentário