Além de proporcionar um cardápio com diversas opções de pratos -- harmonizados com os mais variados tipos de ingredientes --, um dos objetivos do Festival do Camarão de Caraguá é valorizar, preservar e divulgar a cultura dos pescadores artesanais (por meio da venda do crustáceo) --, além de conscientizá-los de seus papeis na sociedade.
Em contra partida, quem participa do evento tem a oportunidade de entrar em contato com a cultura ecomos saberes desse grupo de pescadores e conhecer um pouco mais do seu dia a dia.
Outra questão importante a ser destacada é que o Festival de Caraguá, como é realizado por meio de uma parceria entre a Associação de Pescadores do Camaroeiro e a Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), além da parte gastronômica, também contempla boa música.
Pratos. O foco nesse espaço é a gastronomia, vamos ao que interessa. Quem passar pelo Festival do Camarão entre os dias 23 e 26, poderá saborear, entre outros pratos, o Pirão de Camarão. Feito com o camarão já limpo (sem a casca), o Pirão consiste basicamente em engrossar o caldo onde o fruto é cozido com um pouco de farinha de mandioca.
Outras opções de pratos disponíveis no festival são os bolinhos feitos como fruto do mar, o camarão à moda caiçara e a farofa de camarão.
O camarão à moda caiçara é um prato saboroso feito com o crustáceo refogado. A receita ainda leva azeite de dendê, molho de tomate e creme de leite.
Já a farofa de camarão é utilizada como acompanhamento de alguns pratos. A dica, em casa, é utilizar a receita como opção para rechear peixes assados, por exemplo.
Dicas. Para quem quiser preparar esses pratos em casa, chefs e cozinheiros responsáveis pela produção dos mesmos no Festival poderá dar algumas dicas.
No caso do pirão, por exemplo, para que o crustáceo mantenha sua consistência, mesmo depois do processo de cocção, basta deixá-lo de molho (já limpos) em água com 1 colher de chá de bicarbonato. Depois é só escorrer e fritar.
Outras dicas, quando a receita pedir camarão ensopado ou refogado, é ficar atento ao tempo de cozimento. O processo acontece rapidamente com os frutos do mar e eles ficam rosados quando estão no ponto. Ao primeiro sinal, retire-os com escumadeira para que não ficarem duros.
É muito importante, também, antes de qualquer processo, que o camarão, depois de descascado e limpo, fique um tempo de molho em água fria.
E mais, no ato da compra, verifique se as caudas do camarão estão firmes. Este é um dos sinais de que o produto é fresco e de boa qualidade.
Como fim do defeso, Caraguatatuba abre programação dos festivais gastronômicos realizados no Litoral Norte e que são dedicados ao fruto do mar; agenda também inclui atrações culturais. Fim do mês temos Caraguá a gosto.
Assessoria de Comunicação/PMC
Caraguablog/JFPr
0 comentários:
Postar um comentário