sexta-feira, 27 de maio de 2011

Secretaria de Turismo de Ubatuba discute projetos para o município com o Governo do Estado

O principal projeto tratado com a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo foi o “Passos dos Jesuítas – Caminhos de Anchieta”, com possibilidade de encerramento em Ubatuba, no dia em que se comemora a Paz de Iperoig. 
Estátua de Anchieta na Praia de Iperoig

O secretário de Turismo de Ubatuba esteve na última semana reunido novamente com o assessor técnico da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, Mauricio Juvenal. O objetivo da reunião foi tratar sobre diversos assuntos de interesse do município de Ubatuba, tais como a possibilidade de encerrar a primeira etapa do projeto “Passos dos Jesuítas – Caminhos de Anchieta”, em Ubatuba, no dia 14 de setembro, quando se comemora a Paz de Iperoig.

Caminho contemplativo, valorizando o potencial turístico
O projeto do Governo do Estado “Passos dos Jesuítas – Caminhos de Anchieta” é um projeto turístico que inclui um caminho contemplativo, cumprido a pé, que reproduz parte das rotas percorridas pelos jesuítas, sobretudo na metade do século XVI, no litoral de São Paulo. O objetivo é valorizar a questão histórica que envolve as cidades do litoral paulista, utilizando a peregrinação como meio para sensibilização do potencial turístico de cada um dos municípios envolvidos.

Neste sentido, o secretário de Turismo de Ubatuba, juntamente com o presidente do Ubatuba Convention & Visitors Bureau, Luiz Felipe Azevedo, apresentou à Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo uma proposta para engrandecer o projeto: ter como encerramento da peregrinação o dia 14 de setembro, em Ubatuba, com a encenação da Paz de Iperoig – o primeiro tratado de paz das Américas, celebrado em Ubatuba em 1563, entre índios e colonizadores.
Nesta mesma época, o Padre José de Anchieta escreveu o famoso Poema à Virgem, constituído de 5.732 versos, nas areias da Praia de Iperoig.

Para o presidente do Ubatuba Convention & Visitors Bureau, Luiz Felipe Azevedo, “o projeto da Setur de São Paulo é perfeito para que possamos enaltecer a importância do primeiro tratado de paz das Américas, que foi a Paz de Iperoig. Se tudo correr dentro do previsto e de acordo com as expectativas do secretário Márcio França, poderemos realizar a encenação da Paz de Iperoig já neste ano. Isto irá engrandecer os dois projetos, contribuindo sobremaneira para o fortalecimento turístico tanto do projeto estadual como o nosso”, explicou Azevedo.
Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU
Caraguablog/JFPr

0 comentários: