A Prefeitura de Ilhabela iniciou esta semana as aulas de vela do Projeto Navega São Paulo, com patrocínio da Sabesp. As escolinhas já começaram no Centro de Regatas (Pequeá) e na região sul, na Escola de Vela da Praia Grande.
Inicialmente, os alunos inscritos na Escola de Vela aprenderão os conceitos básicos sobre o iatismo, como montagem de barcos, velas, conhecimento de marés e ventos e as diferenças entre as diversas classes da vela.
Em seguida partem para as aulas práticas, com velejadas no canal, palco de importantes disputas no mundo da vela como a Rolex Ilhabela Sailing Week e a tradicional Semana Internacional de Vela de Monotipos de Ilhabela.
O secretário de Esportes Lazer e Recreação da Ilha, Luiz Lobo, fez questão de prestigiar o início das aulas. “A Escola de Vela na Praia Grande era um sonho, passou para uma ideia, virou planejamento, implantamos e agora é realidade.”, destaca o secretário.
Navega SP
O Projeto Navega São Paulo é uma ação social da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude que utiliza os esportes náuticos do remo, vela e canoagem como ferramenta de inclusão social para jovens com idade entre 12 e 15 anos estudantes da rede pública de ensino.
Os jovens precisam estar matriculados na rede pública de ensino de comunidades carentes. Participando do projeto cultiva-se não só a cultura náutica como também a integração social, entusiasmo cívico, consciência ecológica, espírito de equipe e cidadania.
O Navega São Paulo traz outras vantagens para os jovens e para a sociedade. Uma delas é o envolvimento em outros setores sociais que fazem parte do cotidiano social e educacional. Além do incentivo à prática dos esportes náuticos desperta nos jovens noções básicas de marinharia, primeiros socorros e navegação.
Para cada núcleo é repassado embarcações a remo, de canoagem e a vela, além de embarcações de apoio, coletes, uniformes, o aluno recebe reforço alimentar e treinamento para instrutores e monitores.
A Sabesp é uma das patrocinadoras do Navega São Paulo, junto a CESP e UMESP, através da Lei de Incentivo ao Esporte.
Imprensa/ Sabesp Litoral Norte/ Acácio Gomes
0 comentários:
Postar um comentário