O Governador Geraldo Alckmin promulgou lei que obriga a Cetesb a fazer verificação periódica da qualidade das areias das praias, retirando amostragem para análise. As areias das praias, assim monitoradas, também vão receber bandeira verde ou vermelha, conforme a qualidade que apresentarem.
Hoje, a avaliação é feita apenas nas águas. Conforme a quantidade de coliformes fecais recolhida numa amostragem, as águas dessa praia estarão em condições ou não para banhos. Neste verão, vimos muitas bandeiras vermelhas em praias espalhadas pelo Litoral Norte, sinalizando aos banhistas suas precárias condições de uso, com risco à saúde.
As bandeiras vermelhas são um indicativo de que as condições sanitárias deixam a desejar e sugerem a realização de investimentos nessa áreas pelas autoridades. Políticos não gostam de enterrar canos para o tratamento de esgoto, pois não aparecem e politicamente não trazem votos. Realmente, era assim.
Atualmente, todavia, as bandeiras vermelhas nas praias cumprem o papel inverso: são bem visíveis e silenciosamente denunciam o descaso. Assim, palmas para as bandeiras vermelhas, que enfrentam nossos administradores, até que um dia todas elas sinalizem na cor verde.
0 comentários:
Postar um comentário