sábado, 10 de setembro de 2016

Viagem Literária: Caraguá recebe contação de histórias com João Acaiabe no dia 20

Sucesso entre as crianças de todas as idades, a contação de histórias facilita o contato com a literatura, fora da escola, de uma forma divertida e lúdica

Entre os dias 12 e 30/9 a nona temporada do programa Viagem Literária, realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, percorrerá 85 cidades do interior e litoral paulista, levando contadores de histórias para 170 atividades gratuitas abertas a toda a comunidade nas bibliotecas públicas locais.

Em Caraguatatuba, o programa prevê no dia 20/9 (terça-feira), às 10h e às 15h, na Praça do Caiçara, no Centro, a contação da história “Saci – Lenda, Mito e Poesia” com o ator João Acaiabe, intérprete dos personagens “Tio Barnabé”, no seriado Sítio do Pica-Pau Amarelo, e “Chico”, o cozinheiro da novela infantil Chiquititas.

Integrado a um conjunto de ações da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo para incentivar a produção literária e disseminar o gosto pela leitura no Estado de São Paulo, o programa Viagem Literária vem, desde 2008, promovendo encontros que dinamizam a programação cultural das bibliotecas públicas municipais, contribuindo para transformá-las em centros de convivência multicultural de toda a comunidade.

O programa é gerido pela SP Leituras e integra o conjunto de ações do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB), encontrando sempre ampla receptividade entre o público, autores e dirigentes da área cultural dos municípios paulistas. Desde 2012, foram realizadas 970 atividades que tiveram a participação de mais de 108 mil pessoas.

Aproximar autores, livros e bibliotecas do cidadão paulista é um dos objetivos do programa. Anualmente, dezenas de cidades recebem nomes consagrados para falar de livros, personagens e histórias que estão sendo registradas na literatura brasileira contemporânea.

Sucesso entre as crianças de todas as idades, a contação de histórias facilita o contato com a literatura, fora da escola, de uma forma divertida e lúdica. Os contadores transformam cada narrativa em um mundo de imaginação e criatividade, primeiro passo para formar um leitor-cidadão.

A Praça do Caiçara está localizada atrás do Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, nº 72, no Centro. Mais informações: (12) 3897.5661.

Sobre João Acaibe

Formou-se na Escola de Arte Dramática da USP em 1970. Desde então vem desenvolvendo trabalhos artísticos reconhecidos pelo público e pela crítica. Recebeu prêmios como Mambembe e Governador do Estado de Melhor Ator pelo espetáculo teatral “Vamos Jogar o Jogo”. Recebeu também o “Kikito” de Melhor Ator no Festival de Cinema de Gramado pelo filme “O dia em que Dorival encarou o guarda”. Foi indicado ao prêmio Moliére de Melhor Ator pela peça “Laços de Sangue”. Participou da histórica montagem da Missa Leiga em 1972. No ano seguinte, em turnê pela África e Portugal, interpretou o personagem Corifeu, substituindo o ator Armando Bogus.

0 comentários: