terça-feira, 13 de setembro de 2016

Conselho Superior aprova implantação do curso de Licenciatura em Física do IFSP Caraguatatuba

Em 06 de setembro de 2016, terça-feira, pela tarde, os membros do Conselho Superior (CONSUP) do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) aprovaram o Projeto Pedagógico e a implantação do curso de Licenciatura em Física do câmpus de Caraguatatuba do IFSP.

A decisão foi tomada pelos conselheiros do CONSUP em reunião que se iniciou após as 13 horas e que ocorreu no auditório Professor Aldo Ivo de Vincenzo, do Câmpus São Paulo do IFSP.

Estiveram presentes nesta tarde no IFSP-São Paulo para acompanhar a votação desta decisão, o diretor do IFSP-Caraguatatuba, Prof. Me. Nelson Alves Pinto, os docentes da área de Física do IFSP-Caraguatatuba, Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, Prof. Me. Jurandi Leão Santos e Prof. Me. Lucas Rodrigues dos Santos e o presidente do Diretório Acadêmico Jovem Eremias Delizoicov do IFSP-Caraguatatuba, João Pereira Neto, estudante do curso de Licenciatura em Matemática.

O relator do processo referente ao curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba foi o Prof. Dr. Alexandre Pereira Chahad que na sua intervenção, logo no início declarou que se posicionava favoravelmente à aprovação do curso, alertando, porém, que o número atual de professores de física do IFSP-Caraguatatuba é insuficiente para conduzir o curso em sua plenitude.

Ele expôs então, como uma condição necessária para a aprovação do curso, que as próximas vagas de professores que surgirem disponíveis para o câmpus de Caraguatatuba do IFSP – como, por exemplo, em remoções – fossem destinadas primeiramente para a contratação de docentes de física. Esta recomendação, aliás, já tinha sido feita anteriormente, durante a reunião do CTP (Comitê Técnico-Profissional), em 11 de agosto de 2016, que analisou este curso.

Em seguida, o relator Alexandre Chahad pediu que os professores Nelson Alves e Ricardo Plaza se pronunciassem. O professor Nelson explicou aos conselheiros presentes que a direção do IFSP-Caraguatatuba, de modo a atender esta recomendação, assinou um documento de “Termo de compromisso”, de acordo com o qual ela envidará todos os esforços para “tentar contratar novos professores de física se assim surgirem oportunidades (aposentadoria, remoções, redistribuição etc)”.

Este mesmo termo de compromisso afirma que a direção do IFSP-Caraguatatuba também envidará todos os esforços para “destinar espaço adequado para o Laboratório de Física, conforme PPC e as adequações necessárias”.

Na sequência, o professor Ricardo Plaza, coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, descreveu um pouco da história da criação deste curso, expondo aos presentes dados que demonstram a imensa falta de professores formados em Física em todo Brasil, inclusive no litoral norte paulista e no Vale do Paraíba.

Ele adicionalmente explicou sobre a necessidade de implementação deste curso para atingir a necessidade legal de que existam 20% de alunos em cursos de formação de professores no campus de Caraguatatuba do IFSP, juntamente com o já existente curso de Licenciatura em Matemática. A formação de mais e melhores professores é condição necessária para que possa de fato ocorrer uma melhoria na educação brasileira e as instituições federais de ensino superior têm uma importante responsabilidade nesta tarefa.

Após estas explicações a implantação do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba foi aprovada em votação realizada pelos conselheiros do CONSUP.

Antes do retorno para o litoral norte paulista, os professores passaram na área de Mecânica do IFSP-São Paulo para recolherem – e agradecerem – os paquímetros que foram doados para o laboratório de física do IFSP-Caraguatatuba. Além disso, eles também passaram nos laboratórios de física do IFSP-São Paulo, onde se encontraram com o Prof. Dr. Marcelo Porto Allen e recolheram livros de Física para o ensino médio, da coleção “Quanta”, que também foram doados para o IFSP-Caraguatatuba pela área de Física do IFSP-São Paulo.

Após o regresso ao câmpus de Caraguatatuba do IFSP, os equipamentos (paquímetros) e livros doados foram descarregados por bolsistas de iniciação científica e de extensão orientados pelo professor Ricardo Plaza que mostraram interesse pelas potencialidades educacionais deste material, com o objetivo de implementar ações de educação científica inovadoras em atividades de ensino, pesquisa e extensão.

CLIQUE AQUI para ver a postagem original

www.ifspcaraguatatuba.edu.br/conselho-superior-aprova-implantacao-do-curso-de-licenciatura-em-fisica-do-ifsp-caraguatatuba/


0 comentários: