Em 06 de
setembro de 2016, terça-feira, pela tarde, os membros do Conselho Superior
(CONSUP) do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) aprovaram o Projeto
Pedagógico e a implantação do curso de Licenciatura em Física do câmpus de
Caraguatatuba do IFSP.
A decisão foi tomada pelos
conselheiros do CONSUP em reunião que se iniciou após as 13 horas e que ocorreu
no auditório Professor Aldo Ivo de Vincenzo, do Câmpus São Paulo do IFSP.
Estiveram presentes nesta tarde no
IFSP-São Paulo para acompanhar a votação desta decisão, o diretor do IFSP-Caraguatatuba,
Prof. Me. Nelson Alves Pinto, os docentes da área de Física do
IFSP-Caraguatatuba, Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, Prof. Me. Jurandi
Leão Santos e Prof. Me. Lucas Rodrigues dos Santos e o presidente do Diretório
Acadêmico Jovem Eremias Delizoicov do IFSP-Caraguatatuba, João Pereira Neto,
estudante do curso de Licenciatura em Matemática.
O relator do processo referente ao
curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba foi o Prof. Dr. Alexandre
Pereira Chahad que na sua intervenção, logo no início declarou que se
posicionava favoravelmente à aprovação do curso, alertando, porém, que o número
atual de professores de física do IFSP-Caraguatatuba é insuficiente para
conduzir o curso em sua plenitude.
Ele expôs então, como uma condição necessária
para a aprovação do curso, que as próximas vagas de professores que surgirem
disponíveis para o câmpus de Caraguatatuba do IFSP – como, por exemplo, em
remoções – fossem destinadas primeiramente para a contratação de docentes de
física. Esta recomendação, aliás, já tinha sido feita anteriormente, durante a
reunião do CTP (Comitê Técnico-Profissional), em 11 de agosto de 2016, que
analisou este curso.
Em seguida, o relator Alexandre
Chahad pediu que os professores Nelson Alves e Ricardo Plaza se pronunciassem.
O professor Nelson explicou aos conselheiros presentes que a direção do
IFSP-Caraguatatuba, de modo a atender esta recomendação, assinou um documento
de “Termo de compromisso”, de acordo com o qual ela envidará todos os esforços
para “tentar contratar novos professores de física se assim surgirem
oportunidades (aposentadoria, remoções, redistribuição etc)”.
Este mesmo termo de compromisso
afirma que a direção do IFSP-Caraguatatuba também envidará todos os esforços
para “destinar espaço adequado para o Laboratório de Física, conforme PPC e as
adequações necessárias”.
Na sequência, o professor Ricardo
Plaza, coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba,
descreveu um pouco da história da criação deste curso, expondo aos presentes
dados que demonstram a imensa falta de professores formados em Física em todo
Brasil, inclusive no litoral norte paulista e no Vale do Paraíba.
Ele adicionalmente explicou sobre a
necessidade de implementação deste curso para atingir a necessidade legal de
que existam 20% de alunos em cursos de formação de professores no campus de
Caraguatatuba do IFSP, juntamente com o já existente curso de Licenciatura em
Matemática. A formação de mais e melhores professores é condição necessária
para que possa de fato ocorrer uma melhoria na educação brasileira e as
instituições federais de ensino superior têm uma importante responsabilidade
nesta tarefa.
Após estas explicações a implantação
do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba foi aprovada em
votação realizada pelos conselheiros do CONSUP.
Antes do retorno para o litoral norte
paulista, os professores passaram na área de Mecânica do IFSP-São Paulo para
recolherem – e agradecerem – os paquímetros que foram doados para o laboratório
de física do IFSP-Caraguatatuba. Além disso, eles também passaram nos
laboratórios de física do IFSP-São Paulo, onde se encontraram com o Prof. Dr.
Marcelo Porto Allen e recolheram livros de Física para o ensino médio, da
coleção “Quanta”, que também foram doados para o IFSP-Caraguatatuba pela área
de Física do IFSP-São Paulo.
Após o regresso ao câmpus de
Caraguatatuba do IFSP, os equipamentos (paquímetros) e livros doados foram
descarregados por bolsistas de iniciação científica e de extensão orientados
pelo professor Ricardo Plaza que mostraram interesse pelas potencialidades
educacionais deste material, com o objetivo de implementar ações de educação
científica inovadoras em atividades de ensino, pesquisa e extensão.
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original
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