segunda-feira, 4 de maio de 2015

O Voto Distrital para Vereador não atingirá as cidades do Litoral Norte

O projeto de lei que institui o voto distrital para vereadores, aprovado nesta semana pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, não atingirá Caraguatatuba e as outras cidades do Litoral Norte.

Caso não possua recurso para análise pelo plenário do Senado, a proposta deverá ser encaminhada à Câmara dos Deputados e votada até outubro deste ano para poder ter validade nas eleições municipais de 2016, somente em cidades com mais de 200 mil eleitores.

Atualmente a eleição é realizada pelo sistema proporcional, ou seja, os candidatos a vereador recebem votos de eleitores de todo o município e os votos dados a um candidato podem ajudar a eleger outros do mesmo partido ou coligação e o número total dos votos válidos é o que define a quantidade de vagas a que a legenda terá direito.

O sistema de votos distritais estabelece a divisão da cidade em partes - distritos - e elege o candidato mais votado em cada uma desses distritos. De acordo com o projeto, a divisão do município em distritos será feira pelos Tribunais Regionais Eleitorais.
José Flávio Pierre
MTb  Nº  0068349/SP

0 comentários: