segunda-feira, 27 de abril de 2015

Homenagem a Profª Nice marca inauguração do CEI do Jaraguazinho

A inauguração do Centro de Educação Infantil Profª Maria Onicie Dias Pereira, no bairro Jaraguazinho, nesta sexta (24/4/2015) foi marcada pela emoção. A família da professora que dá nome à escola - o viúvo, José Fausto Pereira, as filhas Tarsila, Érica e Fernanda, irmãos, netos e amigos, compareceu em peso à solenidade, que integra as comemorações dos 158 anos de Caraguá. 
 A professora Nice, como era conhecida, se estabeleceu em Caraguatatuba com o marido em 1974. Herdou a paixão pela alfabetização da mãe, Dulcelina, também professora. Começou ministrando aulas na escola Adaly Coelho Passos, como substituta. Em seguida, foi para a escola Comendador Mário Trombini, no bairro Ponte Seca, onde permaneceu por quase duas décadas. Nunca aceitou cargo de supervisão ou direção, pois dizia que a alfabetização era sua vocação. Formou-se na primeira turma de Pedagogia das Faculdades Integradas Módulo, em Caraguá. 

O vice-prefeito Antonio Carlos Júnior, que representou o prefeito na cerimônia, afirmou que é uma grande satisfação ver o nome de uma professora que marcou a educação do município por várias gerações em uma escola municipal. “Sinto-me honrado em entregar mais uma escola aos cidadãos do município, em nome do prefeito. Queremos, até o fim deste mandato, entregar outras escolas e reformar as demais unidades escolares. A educação em Caraguá vem se transformando, se consolidando e se destacando. A meta do Governo Municipal é deixar um legado sólido para várias gerações”.

A secretária de Educação, Roseli Morilla, agradeceu aos presentes e à equipe que trabalhou nos preparativos da nova unidade escolar. Também ressaltou que, no momento, há uma Comissão Municipal que trata de readequar o Plano Municipal de Educação, que norteará esse segmento pelos próximos 10 anos.
“Desde a primeira gestão do prefeito Antonio Carlos, essa pasta é prioridade. Estamos com metas alcançadas muito além, em comparação com vários municípios. Agora estamos planejando o futuro das nossas crianças para a próxima década. Precisamos de educadores comprometidos em desenvolver as habilidades das crianças e prepará-las para vencer desafios e alcançar objetivos”, disse Roseli.

A mãe Jenifer Barbosa, 24 anos, vendedora, foi prestigiar a inauguração da futura escola da filha, Ana Júlia, 3 anos. “Prefeitura de Caraguá está de parabéns. A escola é arejada, oferece conforto e está muito bonita. Moro no Jaraguazinho e minha filha atualmente estuda no CEI Profª Santina Nardi Marques, no Estrela D`Alva. A transferência dela para essa unidade, perto de casa, vai facilitar muito a vida da minha família e de várias outras”.

Também prestigiaram o evento o presidente da Câmara Municipal, Oswaldo Pimenta de Mello Neto, o China, vereadores, secretários, adjuntos, educadores e membros da comunidade.

Cerimonial – Os presentes foram recepcionados pela Banda Marcial de Caraguatatuba, formada por alunos da EMEF Profª Maria Thereza de Souza Castro (Jetuba) e EMEF Prof. Euclydes Ferreira (Perequê-Mirim), que tocou músicas brasileira e internacional, sob a regência de Daniel Thiago Severo Maciel.

Durante a festividade, o público também se emocionou com a apresentação coreografada da música “Ninguém é igual a ninguém”, do Grupo “Olha quem vem aí”, com estudantes do 1º ano da EMEI/EMEF Prof. Jorge Passos.
O espaço também ganhou a benção do pastor José Olímpio Leal, presidente do Conselho de Pastores de Caraguatatuba e do padre Alessandro Coelho, da Catedral do Divino Espírito Santos.
Após o descerramento da placa, a família da homenageada ganhou uma réplica das mãos do vice-prefeito.

Infraestrutura - A unidade escolar atenderá 220 crianças, entre 4 meses e cinco anos e beneficiará famílias que moram no Jaraguazinho, Rio do Ouro, Ponte Seca e Jardim Jaqueira.

O CEI Professora Maria Onicie Dias Pereira é o primeiro a ser inaugurado nos moldes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que destinou R$1.293.400,73 para a obra, por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR). Em contrapartida, o Governo Municipal doou o terreno e investiu R$513.979,34.

0 comentários: