terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Seminário sobre alfabetização reúne educadores em Caraguá

Na última sexta (19), 200 educadores e estudantes de pedagogia participaram do 2º Seminário Municipal do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). O evento foi realizado pela secretaria de Educação de Caraguá, no Centro Universitário Módulo.

O Pnaic é um compromisso assumido entre o Governo Federal, os Estados e Municípios e tem por meta a alfabetização de crianças até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

O coordenador geral da Universidade Federal do Paraná e um dos organizadores dos cadernos do Pacto – “Jogos na Alfabetização Matemática”, Emerson Rolkouski, abriu os trabalhos com a palestra “Alfabetização Matemática na perspectiva do letramento”.  Rolkouski é doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista – Instituto de Ciências Exatas – Campus de Rio Claro.

O palestrante teceu um paralelo entre o ensino de antigamente e aspectos da atualidade, refletindo sobre alterações e permanências no currículo de Matemática, bem como a aplicabilidade dos conceitos estudados em sala de aula.

A partir de exemplos presentes na proposta do PNAIC, Rolkouski apresentou possibilidades de trabalho para a educação matemática no ciclo de alfabetização, visando superar a simples memorização de fatos e a execução de algoritmos sem significado, indo ao encontro de um ensino pautado em práticas sociais.

Após a palestra, os participantes se dividiram em três grupos e apresentaram práticas voltadas ao trabalho com a Matemática no 1º Ciclo do Ensino Fundamental com foco, dentre outros, no Sistema de Numeração Decimal, no Sistema Monetário e na Geometria sob a perspectiva da ludicidade e da interdisciplinaridade.

As ações do Pnaic são compostas pela formação continuada presencial para professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo, materiais didáticos, obras literárias e de apoio pedagógico, jogos e mobilização de gestão.


Em 2013, o foco da formação foi em alfabetização e letramento em Língua Portuguesa e, este ano, em alfabetização e letramento em Matemática. Em 2015, a proposta do Pnaic será voltada para Ciências Humanas, Ciências Naturais e Artes, incluindo caderno específico para gestores.

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