segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Contador: O mentor das empresas

(1) Bernadete é presidente da Associação dos Contadores de Caraguá e também administra a Contal Contabilidade; (2) Alfredo de Mendonça Simões e Amanda Simões são os responsáveis pela Simões Contabilidade; (3) A contabilista e administradora de empresas Verá Lúcia, junto ao seu marido, engenheiro e consultor financeiro Ademar Fida Junior são os responsáveis pela VCN Contábil; (4) José Benedito Gonçalves Pinto é um dos administradores da Zezinho Contabilidade; (5) Dimas Otaviano Noronha é responsável pela DN Contábil e também atua como professor no Centro Universitário Módulo; (6) Elaine S. Carvalho Lehmkuhl administra a Asscon Assessoria Contábil e Condominial

O contador é peça fundamental na dinâmica de um comércio. Além de ser responsável por toda a parte contábil fiscal, tributária e trabalhista da empresa, é ele que muitas vezes orienta e mostra ao empresário os caminhos para ter sucesso nos negócios. Vamos conhecer um pouco do serviço prestado por seis escritórios de contabilidade de Caraguá.

Contal Contabilidade – Com 32 anos de experiência, Bernadete é presidente da Associação dos Contadores da cidade. Ela explica que a presença do contador é fundamental desde a criação da empresa. “Muitos empresários podem ter conhecimento nas áreas trabalhista e de impostos, mas isto não dispensa o trabalho do contador”, comenta.

A dinâmica de trabalho na Contal Contabilidade, a qual Bernadete administra, consiste em executar e apresentar a cada cliente, as obrigações tributárias geradas mensalmente pelos departamentos pessoal e fiscal. “Tenho profissionais que cuidam do quadro de funcionários e dos encargos fiscais das empresas que atendo”, resume.

Como representante dos contadores de Caraguá, Bernadete preza pela valorização e boa prestação de serviço da classe. “Sempre viajo para participar de congressos e representar os contadores locais. Sei que a parceria e o bom relacionamento entre os nossos profissionais são imprescindíveis para o crescimento da área contábil”, avalia.

Simões Contabilidade – Alfredo de Mendonça Simões e Amanda Simões são os responsáveis pelo escritório de contabilidade que leva o sobrenome deles e soma 32 anos de atuação na cidade. “O contador muitas vezes acaba direcionando o cliente para que a empresa obtenha sucesso”, revelam.

Amanda avalia que os avanços tecnológicos contribuem na execução do trabalho do contador. “Os empresários têm os relatórios e documentos disponíveis virtualmente, o que inova e facilita a vida do cliente. Por outro lado, temos também que nos manter atualizados e preparados para auxiliá-los, pois a legislação tributária altera o tempo todo”, opina.

Pai e filha dão dicas para os clientes que querem abrir um novo negócio. “Ter boas ideias não significa que a cidade esteja preparada ou tenha campo para o desenvolvimento da empresa. Verificar a Oportunidade e a Necessidade deve ser o primeiro passo do futuro empreendedor, assim como ele deve se especializar no ramo em que deseja atuar e contar sempre com a assessoria de um contador”.

VCN Contábil – A contabilista e administradora de empresas Vera Lúcia Costa do Nascimento, junto ao seu marido, engenheiro e consultor financeiro Ademar Fida Júnior são os responsáveis pela VCN, que há 18 anos presta serviço de contabilidade na cidade.

Apesar de rotineiro, Vera avalia que as obrigações do contador são muitas. “Existe o processo de atendimento, depois de abertura da empresa e legalização diante dos órgãos. Ainda nesta fase, o cliente quer informações mais detalhadas da futura empresa”, explica.

Ela resume como é o processo de abertura de uma empresa. “Os documentos passam na junta comercial, receita federal, posto fiscal e por último, na prefeitura. O contador deve ser alguém de confiança e o mais transparente possível, pois a função exige responsabilidade, ética, compromisso e dedicação”, propõe Vera Nascimento.

Zezinho Contabilidade – A empresa que tem como responsável José Benedito Gonçalves Pinto (Zezinho) surgiu há mais e 30 anos. Zezinho atua no ramo de contabilidade comercial desde 1968 e, por isto, vários contadores da cidade tiveram o primeiro emprego em seu escritório. Hoje a Zezinho Contabilidade é uma sociedade integrada por mais três contadores: Benedito Aparecido Domingues Teixeira, Rogério Horie Gonçalves Pinto e João Vicente dos Santos. “Juntos, prestamos toda a assistência necessária aos nossos clientes”, confirma Zezinho.

De acordo com o contabilista, as mudanças de leis e obrigações do Fisco obrigaram os escritórios a trabalharem com mais atenção. “Quem ganhou com o avanço tecnológico foi o Governo. Eles passaram a ter todas as informações sobre as empresas no ato da transação comercial, o que exigiu maior agilidade dos empresários e dos contadores”, comenta.

Zezinho acredita que um bom contador é aquele que consegue prestar ótimo atendimento, principalmente de orientação aos clientes. Como diferencial, o escritório distribui um boletim mensal às empresas e as mantêm informadas sobre normas e atualizações das obrigações fiscais e trabalhistas. 

DN Contábil – O contador Dimas Otaviano Noronha abriu escritório na cidade em 1987, dois anos depois de vir morar a trabalho em Caragua. Durante três anos, ele conciliou o trabalho na Caixa Econômica Federal, onde era concursado, com as responsabilidades do escritório, já que era técnico em Contabilidade.     

A DN Contábil estava crescendo e fez com que Dimas decidisse se dedicar exclusivamente ao escritório. Deu certo. Hoje a DN tem 42 funcionários e clientes de pequeno, médio e grande porte. Os 26 anos de experiência profissional, fizeram Dimas compreender que o contador tem de ser parceiro do cliente. “Não só para protegê-lo contra o Fisco, mas para auxiliá-lo no crescimento do empreendimento”, opina.

Uma das ferramentas usadas na DN Contábil que visa à satisfação do cliente é a sala virtual, onde semanalmente são feitas conferência de áudio e vídeo entre o escritório e alguns clientes. Dimas é graduado e mestre em Administração. Desde 2002, atua também como professor no Centro Universitário Módulo.

Asscon Assessoria Contábil e Condominial – Elaine S. Carvalho Lehmkuhl é graduada em Ciências Contábeis e Direito. Ela atua no ramo de contabilidade há 13 anos e também como advogada.

A contadora da Asscon escolheu ser contadora porque, além de gostar de números, ela gosta de se relacionar com as pessoas. “Contabilidade não se define somente em técnica, mas é uma ciência social”, comenta Elaine e acrescenta que o Direito complementa o exercício de contadora. “Foi uma ótima decisão. Além do conhecimento, posso atender de forma mais qualificada a demanda dos clientes”, confirma.

A Asscon atende clientes de diversos segmentos e atua no ramo de administração condominial, contando inclusive, com um departamento especializado nesta atividade. Elaine opina que um bom profissional sempre está participando de cursos de reciclagem. “As alterações do fisco são constantes, por isso, é necessário estar atualizado. A figura do contador é imprescindível para toda sociedade, pois o ofício colabora para que empresas se desenvolvam e se perpetuem no mercado”, finaliza.

Serviço:
Contal Escritório Contábil - Avenida Goiás, 605 - Indaiá – Tel.: 3883-4116
Zezinho Contabilidade – Rua Padre Américo Virgílio Andrizzi, 15 – Centro - Tel.: 3882-2132
Simões Contabilidade - Avenida Frei Pacífico Wagner, 621 – Centro - Tel.: 3882-1237 - www.simoescontabilidade.com.br
VCN Contábil – Rua Drº Altino Arantes, 54, sala 5 – Centro - Tel.: 3882-3913 - www.vcncontabil.com.br
DN Contábil – Rua Santos Dumont, 350 – Centro – Tel.: 3882-6769 - www.dncontabil.com.br

Asscon Assessoria Contábil e Condominial – Avenida Pernambuco, 20 – Jardim Primavera - Tel.: 3883-5837 - www.assconcaragua.com.br

0 comentários: