quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Associação Comercial de Caraguá lança hoje revista InterfACE Empresarial e entrega prêmio “Empresa Nota10”


A cerimônia de entrega dos certificados da Pesquisa “Empresa Nota 10”, edição 2012, acontece nesta quinta-feira, 18 de outubro, a partir das 19h, no Auditório da ACE Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba, que fica na Rua São Sebastião, bairro do Sumaré.

Apenas as empresas vencedoras foram convidadas a participar do evento que também tem na programação o lançamento da primeira edição da Revista InterfACE Empresarial que vem substituir o jornal mensal produzido pela ACE e distribuído aos associados. Os textos e fotos da revista estão sendo produzidos pela Agência Gentecom.

Para o presidente da ACE, Paulo Bijus, esta pesquisa é um “presente” para todos os comerciantes locais, já que contempla associado e não associado. “A Empresa Nota 10 não é uma pesquisa qualquer. Nosso investimento é alto, pois fazemos questão de contratar um instituto renomado para aplicar a pesquisa que tem 95% de confiabilidade. Isto é acreditar no comerciante local”, confirma.

A ACE contratou o Instituto Opinião Pesquisa, com sede em São Paulo, para rea­lizar a pesquisa de opinião sobre os comércios mais conhecidos na cidade. A pesquisa deste ano foi realizada nos dias 7 a 10 de agosto com 406 moradores dos bairros Travessão, Morro do Algodão, Tinga, Poiares, Rio do Ouro, Estrela D’Alva, Olaria e Massaguaçu, que responderam um questionário simples.

Os comércios mais lembrados pelos moradores da cidade e vencedores da Pesquisa deste ano são: Açougue - Central Carnes, Autoescola - Objetivo, Casa de Ração ou Pet Shop - Agro Campo, Casa de Tintas - 1000 Tintas, Concessionária de Automóveis - Veibras, Concessionária de Motos - Universo Honda, Emissora de Rádio - Nativa Litoral, Escola de Idiomas - Fisk, Escola de Informática - Microlins, Farmácia ou Drogaria - Farma Conde, Imobiliária - Caraguá Imóveis, Jornal - Expressão Caiçara, Laboratório de Análises – Bellato, Loja de Bicicletas - JBike, Loja de Caça e Pesca - Belamaré, Loja de Calçados - Nice, Loja de Carros Usados - Israel Veículos, Loja de Perfumes e Cosméticos - O Boticário, Loja de Pneus - Bracar, Loja de Roupas - Pernambucanas, Loja de Suprimentos de Informática – Elo, Loja de Surf Ware - Água do Mar, Madeireira - Getuba, Material de Construção - Center Trevo, Material Elétrico - Hidrel, Marcenaria - Marcenaria Getuba, Ótica - Diniz, Padaria - Esquina do Pão, Papelaria - Kashiura, Pizzaria - Lunamar, Plano de Saúde - Unimed, Posto de Gasolina - Asa Delta, Restaurante (por quilo) - Tapera Branca, Restaurante (a La Carte) - Dom Quixote, Sorveteria - Wilson, Supermercado – Shibata e Vidraçaria - Santos.

A pergunta feita pelo Instituto Opinião Pesquisa foi sempre a mesma, mudando o segmento do comércio: Quando se fala em “açougue” aqui em Caraguatatuba, qual é o primeiro nome de estabelecimento que vem à sua mente? O morador responde sem nenhuma ajuda. Isto se chama pesquisa espontânea, pois o aplicador do questionário apenas escuta as respostas, sem comentá-las. A pesquisa traz dados de quantos homens e mulheres foram entrevistadas, identifica à idade, o número de entrevistados por bairro, por grau de instrução, religião e renda familiar.

Os comerciantes podem usar a pesquisa, por exemplo, para melhorar as vendas nos bairros que ainda são pouco conhecidos. Com os dados da pesquisa, os comerciantes também podem desenvolver estratégias de vendas mais diretas, seja por meio de campanhas publicitárias ou de ações/planos de marketing e comunicação. Afinal, bons tomadores de decisão cercam-se de informações para planejar atividades futuras e a pesquisa oferece informações oportunas e práticas sobre os clientes.

O Instituto de Pesquisa

O Instituto Opinião Pesquisa, contratado pela ACE, atua há mais de 18 anos no mercado, tendo entrevistado mais de 1 milhão de pessoas em cerca de 250 cidades brasileira. A empresa é administrada pelo sociólogo e cientista político Nilton César Tristão e pela urbanista Nilzete Rodrigues Costa.

O Opinião Pesquisa já realizou os mais variados tipos de levantamentos como: pesquisa de satisfação, projeções socioeconômicas, dimensionamento de novos mercados (demandas e negócios), estudo de via­bilidade eleitoral, análise de variantes e tendências de curvas, entre outras pesquisas tanto na esfera pública como na priva­da. Possui uma moderna sede com salas próprias para o desenvolvimento de pesquisa qualitativa (dinâmica de grupo); central de CAT, Centro de Pro­cessamento de Dados, levantamentos estatísticos e montagens de relatórios técnicos.

0 comentários: