segunda-feira, 3 de setembro de 2012

207 anos: Ilhabela tem trajetória e economia marcadas pela vocação turística e preservação ambiental

Cidade foi incluída em roteiro turístico da Copa do Mundo de 2014, no segmento “sol e praia”, mas também reúne outros atributos
Ilhabela celebra nesta segunda-feira 207 anos de emancipação político-administrativa. Com população estimada de 28.196 habitantes, o município se destaca por aliar uma natureza exuberante – o Parque Estadual de Ilhabela abrange 83% do seu território – e atrativos turísticos que fazem dela um destino capaz de atrair visitantes o ano inteiro. É por estes fatores que sua principal atividade econômica é o turismo, com opções para quem procura sol e praia, ecoturismo, alta gastronomia e história e cultura. Ilhabela é o único município-arquipélago marinho brasileiro localizado no Litoral Norte de São Paulo e é banhado pelo Oceano Atlântico.
A cidade possui uma das paisagens mais acidentadas da região costeira brasilera. Tem o aspecto geral de um conjunto montanhoso – formado pelo Maciço de São Sebastião e o Maciço da Serraria, além da acidentada Península do Boi –, a Ilha de São Sebastião se destaca como um dos acidentes geográficos mais elevados e salientes do Litoral Paulista, tendo como pontos culminantes o Pico de São Sebastião, com 1.379 metros; o Morro do Papagaio, com 1.307 metros; e o morro da Serraria, com 1.285 metros. 
Um dos mais famosos picos do arquipélago é o do Baepi, com 1.058 metros, um dos roteiros preferidos para quem curte fazer trilhas, e daquelas mais pesadas.
O clima tropical úmido do arquipélago está sujeito a temperaturas normalmente altas, porém não excessivas; pluviosidade anual entre 1.300 e 1.500 milímetros; umidade do ar elevada, sobretudo na face voltada para o mar aberto e nas montanhas; e a temperatura média oscila de 22º a 23º c.
Imprensa Livre/Cristiane Lopes
Caraguablog/JFPr

0 comentários: