sexta-feira, 11 de maio de 2012

Campanha de Combate a Hanseníase tem início dia 28 de maio


Nos dias 28, 29 e 30 de maio a secretaria de Saúde promove a Campanha de Combate a Hanseníase. Os atendimentos serão realizados em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Centro de Especialidades Médicas das 8h às 17h.


A hanseníase é uma doença que atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. As pessoas que apresentarem manchas esbranquiçadas, caroços avermelhados ou castanhos na pele insensíveis ou com atrofias, devem procurar a UBS mais próxima de sua casa.

O tratamento, que pode durar de seis a 12 meses, inclui a prática de exercícios e o uso diário de medicamentos. Se não tratada, essa doença pode causar incapacidade e deformidades físicas.

A hanseníase é transmitida pela respiração. As pessoas que convivem com alguém com o diagnóstico da doença deve ser examinada e orientada sobre os sinais e sintomas.

No exame, os enfermeiros analisam a pele do paciente para verificar se existe algum tipo de sensibilidade, com utilização de tampa de caneta e água fria ou morna.

A campanha tem o objetivo de identificar novos casos da doença no município para o controle da transmissão.
AssCom/PMC

0 comentários: