quinta-feira, 26 de abril de 2012

Caraguá foi sede da semifinal da Tabuada Vanguarda

 Quatro alunos disputaram duas vagas para a final

Pela primeira vez, Caraguá sediou uma etapa da Tabuada Vanguarda. Na última terça-feira (24), aconteceu a semifinal da competição, no Teatro Mário Covas. Letícia dos Santos (Alagoinha) e Nayara de Moura (São José dos Campos) foram classificadas para a final, que será nesta sexta-feira (27/04/2012), em São José dos Campos.

Mais de 400 pessoas, entre alunos e professores, assistiram a disputa dos quatro alunos pelas duas vagas da última etapa. Participaram da semifinal: Willian Nakashima (Atibaia), Letícia dos Santos (Alagoinha), Nayara de Moura (São José dos Campos) e Matheus Rodrigues (Canas).

Primeiramente, Willian e Letícia competiram entre si. Foi preciso quatro rodas de três algarismos vezes três algarismos e 20 segundos para responder, para que assim fosse conhecida a primeiro finalista - Letícia.

Em seguida foi a vez de Nayara e Matheus. Foram necessários apenas alguns minutos para sabermos que a final seria feminina. Com tranquilidade e concentração, Nayara garantiu a sua vaga na final. Os estudantes Willian Nakashima (Atibaia) e Matheus Rodrigues (Canas), receberam os prêmios de 3º e 4º colocados respectivamente.

O prefeito de Caraguá, Antonio Carlos da Silva, esteve no teatro e disse que o Tabuada Vanguarda é um projeto que fortalece a educação e convidou os estudantes para voltarem à cidade para passear.

Em sua 5º edição, o evento envolveu mais de 30 mil estudantes de 500 escolas, com alunos de 9 a 13 anos. O organizador da Tabuada Vanguarda, Daniel Pasqualin, afirmou que o evento é uma oportunidade para as escolas mostrarem seus trabalhos. Pasqualin também elogiou o sistema de avaliação de Caraguá. “Achei eficaz a forma de escolha do representante da cidade. Não é fácil uma eliminatória com 50 alunos”.

Participação de Caraguá

No último dia 12, Caraguá participou da seletiva, junto com mais oito cidades. O estudante Caio de Oliveira, de 11 anos, da Emef Profª Antonia Antunes Arouca (Massaguaçu), em uma disputa acirrada, perdeu para a representante de São José dos Campos, que garantiu a vaga para a semifinal.

O professor da equipe de Apoio Pedagógico da secretaria de Educação de Caraguá, Wlamir do Nascimento Martins, afirmou que este ano sentiu mais disposição e melhor preparo dos participantes. “Tem aluno que eu encontro na rua e diz que já treina para o ano que vem”.

Sobre a Tabuada Vanguarda

A Tabuada Vanguarda está na sua 5º edição e foi idealizada pela musicaterapeuta, Valéria Soares.  É um projeto, que tem o objetivo de estimular a participação das escolas e alunos em um evento cultural, educacional, competitivo e social. Participam alunos de 9 a 13 anos da rede pública de 46 cidades da região. No ano de 2011, Caraguá foi campeã, com o ex-aluno da Escola Prof ª Antônia Antunes Arouca, Deivid Bertoldo.

0 comentários: