sábado, 7 de abril de 2012

Vinícius de Moraes é o autor homenageado da Flic - Caraguá 2012

FLIC 2011
No lançamento oficial da Flic 2012 - Feira Literária de Caraguatatuba 
na Secretaria de Educação houve apresentação de teatro e vídeo das obras e vida de Vinícius de Moraes, autor homenageado,  para 44 professores coordenadores da rede municipal.
Para a supervisora de ensino, Letícia da Silva Santos, os trabalhos sobre o tema já devem ser iniciados nas escolas. “A ideia é inspirar e sensibilizar os coordenadores a trabalhar estratégias lúdicas em cima das obras do autor com os professores. Já a função dos professores será instigar os alunos para a leitura não só de Vinícius de Moraes, como também de outros autores”, afirma.
 Vinicius de Moraes foi diplomata, dramaturgo, jornalista, poeta e compositor brasileiro. Nasceu no Rio de Janeiro em 19 de outubro de 1913 e criou uma coleção vasta de obras de teatro, literatura, cinema e música.

Entre suas músicas, destacam-se ‘Eu sei que vou te amar’, ‘Pela luz dos olhos teus’, ‘A felicidade’, ‘Soneto de fidelidade’ ‘Minha namorada’, ‘Para viver um grande amor’, ‘Eu não existo sem você’ e ‘Garota de Ipanema’, uma das músicas mais executadas em todo o mundo. 
O homenageado foi escolhido pelos professores por meio de eleição em fevereiro deste ano. Entre quatro escritores, Vinícius recebeu 246 votos. Ruth Rocha teve 82; Pedro Bandeira, 13; e Maurício de Souza recebeu 223 votos.

A Flic 2012 será entre os dias 13 e 18 de agosto em diversos pontos da cidade. O evento terá bate-papo com escritores, apresentações culturais, oficinas para professores e venda de livros.

Em 2011, a FLIC contou com a participação de mais de 7 mil pessoas, entre estudantes, professores, escritores e comunidade.
Livros – Na ocasião, a secretária de Educação, Rute Maria Pozzi Casati, entregou cerca de 90 livros literários para as 27 escolas municipais de ensino fundamental (Emef) e 15 centros de educação infantil (CEI). “Esses livros vão aumentar os acervos das salas de leitura das escolas, mas também serão usados nas salas de aulas. O objetivo é que fiquem nas mãos dos alunos”, disse.
Comunicação/PMC
Caraguablog/JFPr

0 comentários: