terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Prefeituras do Litoral Norte avaliam plano para evitar exportação de lixo

Produção de resíduos chega a triplicar na alta temporada; Caraguá e São Sebastião teriam opções de área para o descarte. As prefeituras de Ubatuba, Ilhabela, São Sebastião e Caraguatatuba se uniram para tentar evitar a exportação do lixo para cidades como Tremembé e Santa Isabel.

Na alta temporada, as quatro cidades do Litoral Norte ultrapassam a média de lixo produzido. Em Ilhabela, no final do ano o volume de resíduos gerado chega a triplicar, passando de 22 para 80 toneladas por dia.

Entre os dias 31 de dezembro e 1 e 2 de janeiro de 2012, por exemplo, a cidade gerou 2.195 toneladas de lixo. O lixo de Ilhabela é exportado para Tremembé.
O lixo gerado hoje em Caraguá é levado para Santa Isabel. Nas demais cidades, o descarte é feito em Tremembé.

De três a quatro caminhões de lixo de São Sebastião trafegam pela Tamoios todos os dias. Em Ubatuba, oito carretas fazem a viagem por dia. Na alta temporada, esse número chega a 16 caminhões/dia
O fluxo intenso desses veículos na rodovia é preocupante.Na última segunda-feira, uma carreta com lixo que vinha de Ilhabela tombou na pista

A ideia vem sendo discutida em reuniões realizadas entre os secretários de Meio Ambiente. O último encontro aconteceu na terçafeira, na Secretaria de Meio Ambiente de Caraguá.

Segundo Rogério Ribeiro de Sá, secretário de Meio Ambiente de Ilhabela, o próximo passo será a criação de um protocolo de intenções para a criação de um consórcio intermunicipal do Litoral Norte, voltado para o problema do lixo. “Assim que fizermos isso e os quatro prefeitos assinarem, nós enviaremos a ideia para as Câmaras aprovarem. Seria uma solução regional para o lixo”, afirmou ele.

Segundo o secretário, a medida precisa ser tomada com urgência. “Também vamos redigir um ofício para o governador, pedindo para ele reeditar uma comissão entre Estado e prefeituras para tratar dos resíduos sólidos.”
O descarte dos resíduos poderá ser feito em alguma área de Caraguatatuba ou São Sebastião, mas a ideia ainda está sendo analisada.
Últimas Notícias/PMC
Caraguablog/JFPr

0 comentários: