Na última semana, uma equipe formada por funcionários do Governo Municipal e da empresa Praiamar foi a Curitiba, Paraná, para conhecer o funcionamento do transporte público integrado do município.O grupo visitou as estações tubos e terminais urbanos, percorreu os diferentes módulos de transportes coletivos, conheceu a integração e assistiu uma palestra sobre o funcionamento do sistema viário da cidade.
O objetivo da viagem foi conhecer o trabalho, considerado referência nacional, e o que pode ser adaptado e implantado em Caraguá. Para o secretário de Trânsito, João Batista Amandes, o sistema de transporte de Curitiba faz com que os moradores priorizem o ônibus.
”O que pode ser adaptado em Caraguá são as vias segregadas com faixa exclusiva para ônibus e o sistema pré-pago das passagens, o que garante velocidade no embarque e reduz o tempo de viagem”, afirmou Amandes.
O transporte público de Curitiba é modelo para mais de 80 países por ser pioneiro nos corredores de ônibus para viagens rápidas e na inclusão do biocombustível nos veículos. O transporte urbano da cidade também possui a “Rede Integrada de Transportes” (RIT), operação que garante a integração físico-tarifária de 14 municípios, com 350 linhas de ônibus.
0 comentários:
Postar um comentário