terça-feira, 15 de novembro de 2011

Cãominhada é atração em São Sebastião

Mais de 40 cães participam da primeira edição do evento

A primeira Cãominhada, um passeio de cães acompanhados de seus donos, foi a atração na Rua da Praia, no final da tarde de sábado, 12, em São Sebastião. Realizado pela ONG Cia das Patas, com o apoio da Prefeitura, o objetivo do evento foi divulgar os trabalhos da Organização, bem como incentivar e conscientizar a posse responsável.

O ponto de partida foi da quadra da Marinha do Brasil, onde havia uma barraca para as inscrições e identificação dos cães com números. Os donos foram presenteados com uma sacolinha plástica para a coleta de dejetos de seus bichinhos de estimação.

Mais de 40 cães participaram da Cãominhada entre as mais variadas raças, como poodle, beagle, fox terrier, pastor alemão, cocker inglês, labrador, shih tzu, maltês, yorkshire, rottweiler, entre outros.

Da quadra da Marinha, o percurso seguiu pela pista paralela à praia, pela Rua Três Bandeirantes em direção ao Tebar Praia Clube. O cortejo retornou pela Rua Antônio Cândido, em frente ao antigo Fórum, e voltou à Rua da Praia, pela rua paralela aos restaurantes.

O final do passeio foi em frente à Sectur (Secretaria de Turismo), onde aconteceu a premiação do evento. Antes, uma demonstração com performances de alguns cães acompanhados por seus donos ou adestradores.

Premiação
Foram entregues troféus a cinco categorias aos vencedores: Cãopleto 2011 ao cão nº 42 (beleza, porte, pelagem, apresentação, elegância na caminhada e atitude); ProduCão 2011 aos cães nº 16 e 46, para os animais mais produzidos do evento (vestimenta e acessórios); Dono & Cão 2011 aos nº 11 e 20, para as melhores duplas proprietário e cão (originalidade, vestimenta, acessórios e interação entre os dois); Kid & Cão 2011 ao nº 34, para a melhor dupla criança até 13 anos e cão (sintonia, beleza, atitude) e CharmiCão 2011 aos cães nº 13, 15 e 32, para os cães mais fofinhos, carismáticos e gracinhas do evento.

Na opinião de Júlia Stein, de 12 anos, dona da cadela Windi, da raça Ship Dog, ganhadora do prêmio Cãopleto, o evento foi muito legal e deveria acontecer mais vezes na cidade.

Foram distribuídos ainda panfletos para incentivar a posse responsável, assim como a vacinação,  proteção e a esterilização dos animais.

Companhia das Patas
Criada em maio de 2005, a Companhia das Patas é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos e econômicos, que atua em São Sebastião, Caraguatatuba e, em menor escala, também em Ilhabela, em busca da proteção animal.

Este ano, além da 1ª Cãominhada, a Cia das Patas promoverá no  dia 17 de novembro um Jantar Dançante de Natal, com som ao vivo, às 21h, no Porto Grande Hotel, um de seus mais importantes parceiros.

Entre suas finalidades estão a conscientização da população sobre posse responsável, através de campanhas educativas; o registro de todos os cães e gatos; o cadastro de ninhadas para futuras adoções; o socorro a animais doentes; a esterilização das fêmeas de cães e gatos e o repúdio ao confinamento e sacrifício de animais.

Apesar de ainda não possuir sede física, a ONG conta com os denominados “lares provisórios”, isto é, voluntários simpatizantes da causa animal que abrigam temporariamente cães e gatos até que sejam realizadas as feiras de adoção. Tais feiras são mensais e nelas a Cia das Patas trabalha para dar encaminhamento aos bichinhos, sendo as fêmeas castradas.

Sua dedicação e trabalho se assentam nas doações conseguidas com associados e simpatizantes de causa animal.

Desde a sua fundação, conforme a presidente Ana Lúcia Pereira, foram esterilizados mais de dois mil animais, e cerca de 600 foram encaminhados para novos lares por meio das campanhas de adoção.

Serviço: Os interessados em adotar um animal ou obter mais informações podem procurar a Cia das Patas pelos telefones: (12) 9614-3631, (12) 9614-3631 e (12) 3892-2601.
texto e foto: PMSS

0 comentários: