sábado, 13 de agosto de 2011

6ª Conferência Estadual de Saúde

Conferência Regional de Saúde elege Ilhabela como representante nas etapas Estadual e Nacional

A Prefeitura de Ilhabela participou na última terça-feira (9/8) da etapa regional da 6ª Conferência Estadual de Saúde, realizada em Guaratinguetá, Vale do Paraíba. O encontro teve a participação dos delegados eleitos nas Conferências Municipais de Saúde realizadas em todas as cidades. Na ocasião um funcionário da Prefeitura de Ilhabela foi eleito para representar a região nas Conferências Estadual e Nacional.
O tema abordado foi: “Todos usam o SUS (Sistema Único de Saúde)! SUS na Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro” e o eixo “Acesso e acolhimento com qualidade, um desafio para o SUS”. Nas discussões Ilhabela defendeu a criação de consórcios regionais entre os municípios do Litoral Norte e região, com a existência de atas de registro de preço para aquisição de medicamentos e insumos, podendo estender-se a serviços de diagnóstico, especialidades ambulatoriais, de saúde mental ou ainda aquisição de equipamentos médico hospitalar e contratação de serviços de transporte regional.

Os representantes eleitos da Conferência Municipal também defenderam, em parceria com os demais municípios litorâneos, a instalação de um Hospital Regional, descentralizando o atendimento, economizando custos com transporte dos munícipes e aumentando a segurança com a redução do itinerário. Um dos destaques da reunião foi a proposta de criação de uma legislação nacional para regularizar o uso dos recursos dos royalties na saúde, permitindo que os recursos sejam destinados as ações de promoção à saúde na atenção básica e no custeio dos serviços de urgência e emergência.

As propostas foram aprovadas por unanimidade e o chefe da Divisão de Planejamento e Finanças da Secretaria da Saúde de Ilhabela, Henrique Rodrigues, foi eleito para representar o Litoral Norte na 6ª Conferência Estadual de Saúde, na capital paulista e na 14ª Conferência Nacional, em Brasília. “Teremos a oportunidade especial de defender os interesses regionais em saúde, bem como uma questão nacional sobre os royalties. Agradeço a confiança dos demais delegados do Litoral Norte que acreditaram em nossa capacidade de representá-los estadual e nacionalmente”, salientou Rodrigues.

O prefeito Toninho Colucci, comemorou o resultado da etapa regional. “A discussão sobre a regionalização da saúde acolhe o cumprimento dos princípios fundamentais do SUS, colocando o usuário dos serviços em primeiro lugar. Com relação aos royalties, a aplicação na saúde tem como objetivo garantir um aporte financeiro para o funcionamento do Hospital Municipal de Ilhabela, que atende com qualidade de maneira 100% SUS os munícipes, turistas e veranistas”, ressaltou o Prefeito de Ilhabela.
PM de Ilhabela/
Caraguablog/JFPr

0 comentários: