terça-feira, 12 de abril de 2011

BANDA CARLOS GOMES

Não possuindo em mãos documentos oficiais, a Sociedade Amigos da Banda Municipal de Caraguatatuba – SAMBA- acredita que a Banda Municipal surgiu em dezembro de 1952, durante a gestão do prefeito Antônio Augusto Matheus.
A Banda estreou inicialmente com os seguintes componentes: o maestro Joaquim Braga Filho, Pedro Alves de Souza (Pedrinho, que viria ocupar a posição do maestro), Ivan de Souza, José de Barros Pinto (Zé Pinto), João de Moura, Luiz Gonzaga Silvério, Mecino Flávio, Valdir Santiago (Jau), Flávio Matos, Ascindino dos Santos, Dito Mineiro, Antonio Minerva, Zé Lito e Canhoto (nomes e sobrenomes desconhecidos).
Segundo o professor Percival Bento Rangel: “base mineiral”. Anos mais tarde, a Banda veio absorver outros músicos como Álvaro Luiz Boaventura Ferraz, seu regente desde 1992 quando o maestro Pedrinho veio a falecer.
Após oito anos de paralisação a banda se apresentou em 1964 no aniversário de Caraguatatuba, com a seguinte composição: maestro Pedro Alves de Souza e os músicos Zé Pinto, João Carlos, Francisco Pinto, Paulinho, Maneco, Bicho Branco, João Moura, Luiz Gonzaga, Jaime, Cirillo, Gasparzinho, Alexandre, canhoto, Décio e outros. Em 17 de novembro de 1964 por meio de Decreto Lei 558/64, na prefeitura Geraldo Nogueira da Silva (Boneca), a Banda foi rebatizada como BANDA Municipal “CARLOS GOMES” DE CARAGUATATUBA.
A banda comemora em 20 de abril o aniversário do seu retorno, juntamente com o aniversário da cidade. Para aqueles que já participavam da vida caiçara poderão reviver afetivamente em suas memórias as apresentações que puderam presenciar.
Atualmente a Banda Carlos Gomes se apresenta em quase todos os eventos e muito bem representa Caraguatatuba.
Caraguablog parabeniza os músicos componentes, através de seu maestro Álvaro Luiz Boaventura Ferraz.
Fonte: Obelisco/Fundacc                                                              Caraguablog/JFPr

0 comentários: